23.3 C
Vitória
sábado, 20 abril 2024

Documento emitido pela ONU não reconhece Jerusalém como capital de Israel

ONU não reconhece Jerusalém como capital de Israel
Membros da ONU durante Conferência. Foto: Reprodução/ Google

A Organização das Nações Unidas (ONU) é contra o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel. A intenção é pressionar o EUA para que o governo de Trump apresente projeto de paz que prometeu.

A ONU está preparando uma resolução contra o reconhecimento pelos Estados Unidos de Jerusalém como capital de Israel. Essa manobra diplomática seria uma maneira de demonstrar o isolamento dos norte-americanos dentro do Conselho de Segurança.

O EUA é membro permanente do Conselho de Segurança. E poder de veto. O país é o principal defensor de Israel. Segundo a agência de notícias AFP, um alto diplomata palestino declarou que eles já contam com o apoio de 14 dos 15 membros do Conselho de Segurança” para este futuro texto.

Todos os outros membros do Conselho criticaram a decisão. O argumento mais usado foi sobre a violação das resoluções anteriores da ONU, insistindo para que Jerusalém seja parte de um acordo negociado entre israelitas e palestinianos.

Segundo a Times of Israel, o objetivo é pressionar os Estados Unidos para que a administração Trump apresentasse o projeto de paz que prometeram. Mas desde que leve em conta os interesses dos palestinos.

- Continua após a publicidade -

O reconhecimento de Jerusalém como capital é evitado pela comunidade internacional desde a criação de Israel, em 1948. A porção oriental da cidade foi retomada da Jordânia após a Guerra dos Seus Dias, em 1967. Na ocasião, Israel aprovou uma lei, declarando que a cidade seria sua capital “indivisível”, termo que Trump não usou em seu pronunciamento.

Durante as negociações nas últimas décadas, os palestinos exigem que Jerusalém Oriental seja a capital de um futuro Estado da Palestina.

Evangélicos

No Brasil, Deputados evangélicos querem pressionar o governo a seguir os passos de Trump. E mover a embaixada brasileira para Jerusalém. As lideranças evangélicas e judaicas do país celebraram a histórica decisão dos Estados Unidos de reconhecer Jerusalém como capital de Israel.

Leia mais

Israel faz apelo: “mudem as embaixadas para Jerusalém”

Lideranças evangélicas querem embaixada brasileira de Israel para Jerusalém

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -