O que tem direcionado suas decisões?

O que tem direcionado suas decisões?
Jorge Monteiro é Pastor na Nova Igreja, localizada na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, e professor da Atos Escola de Liderança Cristã, onde ministra sobre liderança para pastores e líderes de diversas denominações

Temos visto uma diversidade de modelos organizacionais que vão desde eclesiásticos tradicionais, familiares, sistemas corporativos e até alguns modismos

Alguns meses atrás participei de um evento, direcionado a empreendedores cristãos, onde foram apresentados alguns conceitos muito interessantes e coerentes sobre gestão, posicionamento pessoal e empresarial. Houve uma grande aceitação ao que foi apresentado e todos pediram para que uma nova rodada acontecesse o mais breve possível. Até aí tudo normal, nenhuma novidade. Mas, o que mais chamou minha atenção nestes pedidos de “bis” foi que, em sua grande maioria, havia uma solicitação adicional: “Gostaríamos de ouvir mais sobre como tomar decisões direcionados pelo Espírito Santo”. Uau! Isso é sensacional!

Entendi também que aquelas pessoas estavam dizendo o seguinte: “Se eu vim ouvir falar sobre gestão e liderança em um evento numa igreja, significa que não estou buscando ouvir o que eu já ouviria em qualquer palestra fora dela, realizada por “gurus”, “coaches” ou outros tipos de palestrantes organizacionais. Quero ouvir algo que venha de Deus!”

Esta situação me levou imediatamente à uma reflexão sobre o quanto estamos, realmente, buscando entender como Deus gostaria que conduzíssemos nossas empresas, carreira e, principalmente, nossas igrejas. Logo depois este versículo veio ao meu coração: “Confie no SENHOR de todo o coração e não se apoie na sua própria inteligência. Lembre de Deus em tudo o que fizer, e ele lhe mostrará o caminho certo.” – Provérbios 3:5-6

A cada dia fico mais impressionado o quanto a igreja tem se mostrado como um ambiente plural de ideias, opiniões, crenças e comportamentos, não apenas sobre as coisas espirituais, mas também quanto a conceitos de gestão e liderança.

Temos visto uma diversidade de modelos organizacionais que vão desde eclesiásticos tradicionais, familiares, sistemas corporativos e até alguns modismos. Mas, algumas perguntas precisam ser feitas: O que Deus quer para minha igreja ou organização? Como Ele quer que seja nossa atuação? Qual a direção Dele para o nosso modelo de organização? E, poderíamos continuar com muitas outras perguntas.

Se estamos cumprindo um papel no Reino, seja em uma igreja, empresa ou em qualquer outra organização, precisamos sempre nos lembrar que estamos ali em nome do Senhor, cumprindo um propósito Dele, e que Ele é o nosso líder absoluto. Por isso, devemos buscar, antes de qualquer coisa, saber qual a visão e direção de Deus para qualquer tipo de situação ou decisão a ser tomada.

Se estamos cumprindo um papel no Reino, seja em uma igreja, empresa ou em qualquer outra organização, precisamos sempre nos lembrar que estamos ali em nome do Senhor, cumprindo um propósito Dele, e que Ele é o nosso líder absoluto

É claro que também podemos usar o conhecimento adquirido, nossas habilidades e talentos, afinal isso tudo é dom de Deus. Mas o que não podemos, de forma alguma, é nos garantirmos apenas neles, pois somos falhos e totalmente suscetíveis a nos deixarmos iludir por entendimentos e avaliações erradas, além de outros fatores como vaidade, tradicionalismo entre muitos outros complicadores e limitadores de crescimento. Pior ainda é ficarmos fazendo adaptações em modelos que, em alguns casos, não tem a menor relação com a forma como Deus nos orienta a vivermos ou a nos relacionarmos, ou fazendo remendos em modelos que estão notoriamente ultrapassados e são comprovadamente ineficazes.

Como líderes precisamos refletir se estamos seguindo o caminho certo, tomando decisões e estruturando nossas organizações debaixo da vontade e da direção de Deus, ou se estamos nos deixando levar apenas pelo nosso conhecimento, entendimento ou influências sociais e externas.


Jorge Monteiro é Pastor na Nova Igreja, localizada na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, e professor da Atos Escola de Liderança Cristã, onde ministra sobre liderança para pastores e líderes de diversas denominações.

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!