28.8 C
Vitória
terça-feira, 19 março 2024

O humilde líder

Um discípulo deve ser obediência ao seu líder. Foto: Reprodução

Às vezes a liderança é humilhante, mas é mais perigosa quando deixa de existir

A liderança é muitas vezes muito humilhante e a liderança é mais perigosa quando deixa de existir. Aqui está o que quero dizer: liderança é humilhante porque é extremamente desafiadora. Ser um líder pode ser profundamente santificante, porque as oportunidades de humildade são abundantes.

A confusão da vida atrapalha os líderes da visão. Os planos raramente vão exatamente como estão descritos. E o fardo diário da responsabilidade de cuidar dos outros é enorme. Quando alguém se inscreve ou é recrutado para ser um líder, a pessoa se envolve em um esforço muito humilhante.

A liderança é mais perigosa quando deixa de ser humilhante, quando o sucesso chega ao líder. Quando um líder começa a prosperar, quando o Senhor concede o sucesso e/ou quando as coisas saem melhor do que o planejado, o líder pode facilmente levar ao orgulho. E o orgulho sempre precede uma queda.

Davi, o segundo rei de Israel e o homem segundo o coração de Deus, andou humildemente com o Senhor. Como Davi liderou com um coração puro e mãos hábeis, o Senhor lhe concedeu sucesso. Mas como o rei antes dele (Saul) e os reis depois dele (Uzias), o orgulho corrompeu o coração de Davi.

- Continua após a publicidade -

Quando Davi perguntou quem era a mulher bonita, a mulher que morava na casa que ele conseguia ver do seu telhado, a mulher que ele queria mais do que ele queria sua própria integridade, ele descobriu que ela era casada. Um de seus servos timidamente perguntou: “Esta não é a esposa de Urias?” A resposta de Davi foi mandá-la de qualquer maneira. Afinal, Davi era rei, e o rei conseguiu o que quisesse (2 Sam. 11).

No começo de sua vida, Davi humildemente pediu a Deus que o mantivesse à sombra de suas asas, pois estava grato pela provisão de uma caverna para a residência do Senhor (Sl 57). Mas no telhado do palácio, Davi confiava em si mesmo em vez de seu Deus. Quando Davi estava fraco diante de Deus, ele era realmente forte. Mas quando ele se sentiu forte, ele estava muito fraco. Ele não procurou refúgio nos braços de Deus, mas nos braços de uma mulher. Quando ele abandonou sua fraqueza diante de Deus e caminhou em orgulho, ele caminhou em direção à sua própria morte.

O orgulho

Enquanto todos lutamos com orgulho, talvez isso possa atormentar mais os líderes. Os líderes têm a autoridade para tomar decisões, a posição para influenciar os outros e a oportunidade de pedir tempo e compromisso aos outros. CS Lewis chamou o orgulho o grande pecado, um pecado que facilmente vemos nos outros, mas que falha em reconhecer em nós mesmos.

No entanto, sabemos e vimos o impacto prejudicial do orgulho em um líder. Quando um líder falha em andar em humildade, o líder toma decisões absolutamente tolas, afasta as pessoas e se coloca em oposição ao Senhor. Então, como os líderes podem reconhecer nossa tendência de humildade para orgulho?

Procure por direito. O direito sempre aumenta à medida que o orgulho aumenta. É impossível ser cheio de humildade e senso de direito ao mesmo tempo. Sempre que sentimos que somos devidos a alguma coisa, é porque nos esquecemos de que Deus é quem dá todas as coisas boas.

Líderes, especialmente em épocas de sucesso, podem desenvolver um senso de direito. Talvez David se sentisse no direito do palácio e tivesse o direito de levar uma mulher casada ao seu quarto porque ele havia servido ao povo de Israel extremamente bem, derrotado seus inimigos, energizado a capital e dado um sentimento de orgulho nacional ao povo. Ele sentiu que merecia o que quisesse, merecia mais do que ele atualmente. Davi esqueceu que todas as suas vitórias e todas as bênçãos de que desfrutava eram apenas porque Deus as havia concedido graciosamente.

A crença de Davi de que ele tinha direito a Bate-Seba revelou que naquele momento ele não estava cheio de gratidão por Deus e por Suas bênçãos. Deus foi aquele que levou Davi de observar ovelhas para liderar todo o Israel, de dormir em campos e cavernas a dormir em um palácio, de ser alguém cuja família o considerava um improvável candidato a rei do rei, todos respeitados e reverenciados. Tragicamente, tudo isso não foi suficiente para David na noite em que ele deu a ordem para os servos levarem Bate-Seba para ele. Ele foi ingrato pela provisão e bênção de Deus e, em vez de usar o trono para servir aos outros, usou o trono para servir a si mesmo.

Os humildes líderes percebem que a única coisa a que temos direito é a morte e a destruição por causa do nosso pecado. No entanto, Deus, em sua misericórdia, nos deu a si mesmo, tirou nosso pecado e nos ofereceu a vida eterna. Da mesma forma, tudo o que administramos, todas as oportunidades que temos, a cada estação somos capazes de liderar e servir aos outros é apenas por causa de sua graça. Para nos lembrar dessa verdade, o apóstolo Paulo retoricamente perguntou: “Pois quem te faz tão superior? O que você tem que não recebeu? ”(1 Coríntios 4: 7). Líderes humildes lembram-se dessa verdade repetidas vezes.

*Por Eric Geiger, extraído de Christianity Today

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -