26.6 C
Vitória
quinta-feira, 28 março 2024

Novas cédulas do Real entram em circulação ainda este semestre

A nova família do real está perto de entrar em circulação, e a chegada do dinheiro repaginado, mais colorido e com características que devem surpreender o brasileiro no começo – como os tamanhos diferenciados para cada valor -, deve transformar as atuais notas – essas que o leitor carrega no bolso no momento – em itens de coleção. Isso não significa, entretanto, que todas as notas tenham esse potencial nem que elas passarão imediatamente a ter um valor maior que o de face.

Fontes ouvidas pelo R7 informaram, no fim de março, que as novas cédulas poderiam entrar em circulação entre o dia 20 de maio e a primeira semana de junho. A expectativa agora é de que em junho os bancos recebam as novas cédulas para testes, sem uma data definida para que isso aconteça.

O Banco Central informou que não há expectativa de adiamento e que, portanto, a entrada em circulação dos “novos” reais ainda está prevista para este primeiro semestre. Quando o dinheiro novo fizer parte da vida das pessoas, as atuais notas de real – que continuarão em circulação: não haverá um prazo final para trocar as velhas pelas novas, como em mudanças monetárias já ocorridas no país – se tornarão itens de coleção.

Segundo o diretor de divulgação da Sociedade Numismática Brasileira, Hilton Lúcio, no entanto, as notas que circularam valem apenas o que está estampado no papel.

- Continua após a publicidade -

Para que uma cédula tenha valor acima do impresso nela é preciso que, além de não ter circulado, a nota esteja em perfeito estado de conservação – uma pequena dobra, ainda que nos cantos, ou uma mancha qualquer, e a cédula já não tem mais o valor que teria, para os colecionadores.

Fonte: R7

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -