No Santuário – propósitos unidos para o Reino

Israel Leonardo e Raphaela Carvalho se casaram durante a gravação do primeiro CD. Foto: Comunhão

A extensa experiência musical dos integrantes de No Santuário esteve entre os assuntos durante um rico bate papo entre o grupo e a equipe de Comunhão.

Além da trajetória profissional, envolveu ainda as experiências com Deus, novos projetos e a expectativa pela espera de Maitê, primeira filha do casal. Membros da Assembleia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC), na Barra da Tijuca (RJ), Israel Leonardo e Raphaela Carvalho vieram ao Espírito Santo para cumprir agenda ministerial e visitaram nossa redação.

“Temos uma história muito especial com a Comunhão. Estivemos aqui na época do primeiro CD, deixamos nosso material de trabalho e, a partir daí, fomos procurados por uma grande gravadora”, relembra Israel. “É muito bom poder retornar”, comemora Raphaela.

Ambos receberam estímulos musicais da família desde muito cedo e foi, por meio da música, que se conheceram. “Ela chegou a formar uma banda com o meu irmão e, na primeira oportunidade que tivemos, meu pastor a convidou para integrar a nossa igreja por conta da qualidade vocal dela”, conta Israel que há pelo menos 15 anos se dedica ao Ministério de Louvor e à liderança de jovens.

Há seis anos eles se casaram em meio ao processo de produção do primeiro CD, intitulado “Maravilhoso”, lançado de forma independente. Agora o casal vive uma nova fase na música, com a migração do mercado físico para o digital.

O trabalho mais recente é o EP Sony Music Live com quatro faixas que marcaram a carreira do grupo, além da primeira música inédita pela Sony Music. O clipe de “Viver o Melhor” é o single mais acessado no YouTube. Confira a entrevista:

Israel e Raphaela se casaram em meio a gravação do primeiro CD. Foto: Comunhão
Como surgem as canções de vocês e que mensagem buscam transmitir?

Israel – Nossas canções são autorais, com algumas parcerias como “Solução”, que compus com meu irmão Thiago Férsil e “Deus Vai Prover” que ele nos deu. “Viver o Melhor”, é composição de um amigo, atualmente é o nosso single mais ouvido.

Nosso principal objetivo com a música é a adoração a Deus. Aprendi desde muito cedo com o meu pai que falar das maravilhas que Ele faz é uma forma de adoração. Ao mesmo tempo em que falo de seus milagres para edificar e ganhar vidas, eu O adoro declarando que Ele é capaz de fazer todas as coisas.

Raphaela: Nós também amamos declarar cura e mensagens para a família, que é um projeto de Deus. Mas entendemos que o caminho para o milagre está na adoração.

Quais referências musicais inspiram vocês?

Israel – Me inspiro bastante no norte-americano Israel Houghton e no ministério de louvor Planetshakers. Gosto de analisar as composições e as técnicas de produção musical.

Raphaela – Eu já gosto de pegar referências para as ministrações da Palavra, como o Pr. Adhemar de Campos.

Qual a diferença entre cantar e adorar?

Raphaela – Você pode cantar qualquer coisa. Mas adorar é diferente, vai além do seu corpo físico. Ainda que morra, você pode continuar adorando a Deus com a alma. Sou fonoaudióloga e penso que cantar começa no diafragma enquanto que adorar começa no coração.

Como a transição do mercado fonográfico afetou vocês?

Israel – Nós vivemos esse período de transição. Quando lançamos nosso primeiro CD, em 2012, o mercado para álbum físico já estava em queda. Três anos depois, “Solução”, já foi pensado nessa migração para o digital. O audiovisual hoje já está bem universalizado e agora temos essa preocupação.

Raphaela – O que a gente percebe é que tem um estilo que dá mais certo no mercado digital, onde o público ainda é muito jovem. Em geral, os adultos estão se adaptando a esse novo tempo, então até o tipo de música interfere nessa aceitação. É um desafio pra nós, porque precisamos ter muita certeza da nossa identidade e não abrir mão do que acreditamos só para agradar um segmento porque aí não teria verdade na nossa música.

Como vocês se imaginam daqui a 10 anos?

Israel – Com a nossa Maitê (risos) e com uma missão mais consolidada, com muitos projetos gravados e vivendo um tempo de colheita do que estamos plantando hoje.

Raphaela – Quero estar vivendo as promessas de Deus, influenciando muita gente com o propósito que Deus escolheu nos dar por meio da música.

Quais os próximos projetos em mente?

Israel – Para o primeiro trimestre de 2019, queremos lançar o álbum “Maravilhoso” nas plataformas digitais. Ele foi bem gravado, mas em 6 anos a tecnologia já mudou bastante e músicas como “Maravilhoso” e “Independente” são daquelas que o público sempre nos pede pra cantar, então temos muito carinho por esse CD. Também estamos produzindo um novo EP. O primeiro single deve ler lançado ainda este ano. Queremos também nos empenhar em fazer gravações de vídeos covers no nosso canal no YouTube.

Raphaela – Já estamos nos programando para uma pausa de no máximo 2 meses, quando a Maitê nascer. Mas não iremos parar nunca. Ela foi uma surpresa aos olhos humanos, mas uma promessa já prenunciada por Deus. Ela virá para somar.


Discografia

“Maravilhoso” (2013)
“Solução” (2015)
EP Sony Music Live (2017)

FALE COM O ‘NO SANTUÁRIO

YouTube: No Santuário
Contato: (21) 979794-626 / agenda.nosantuario@gmail.com
Facebook: No Santuário
Instagram: nosantuario


leia mais

“Viver o Melhor” com No Santuário
Na Estrada com Ministério No Santuário

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!