Ninguém é supercristão – o que preciso saber sobre tentações

Se existe uma coisa comum entre os cristãos, isso se chama tentação
Bruna Hemerly é Jornalista 

Se existe uma coisa comum entre os cristãos, isso se chama tentação

Ninguém está isento! Na verdade, não precisa ser cristão para ser tentado, a diferença é que algumas pessoas não a reconhece. Cair na tentação para elas já ficou tão comum que não se dão conta do ato “errado” sendo consolidado. Outra grande verdade é que todo mundo tem o seu lado tentado (fraco) e precisamos ter muito cuidado com isso.

Para organizar as ideias, quero frisar, mais uma vez, que todos sofrem tentação e que ela em si não é pecado. Não se sinta amargurado por passar por isso. O pecado só é consolidado se houver aceitação da tentação, que não passa de um teste na sua vida, uma provação, um convite, uma proposta. Temos aqui mais um grande motivo para ficar em alerta, às vezes só vai parecer um simples convite!

Outra coisa importante, é que você sempre será capaz de resistir as tentações. Sempre mesmo! Não adianta vir com conversa mole, que isso não tem desculpa. A pessoa é que se permite cair em tentações, e isso, é quase certo quando não tem uma vida de verdadeira comunhão com Deus.

A Bíblia mostra vários exemplos de pessoas que foram tentadas (Jesus Cristo foi) e de várias pessoas que foram derrotadas e vitoriosas (Jesus Cristo foi vitorioso). Precisamos entender que a tentação vem do diabo, do mundo e da nossa carne que é fraca, tendenciosa ao mal, por isso, mais um alerta: é necessário que resistamos ao diabo, não aceitemos o mundo e renunciemos nossa carne, o seja, essas três coisas não podem ter espaço em nossa vida.

Para anular essas fontes de tentações, precisamos fazer uma autoanálise da vida (sugiro papel e caneta para anotar e visualizar melhor). Onde tenho sido mais falho? Quais minhas maiores tentações? Como tenho resistido?

Identificar suas fraquezas é o ponto de partida na briga contra as tentações. Mas seja muito sincero! Escreva as respostas em uma lista e coloque na frente uma forma de como resistir. Lembre-se, todo mundo é tentado e todo mundo pode resistir!

Fofocas, sexo, pornografias, se achar superior aos outros, traição, mentira, orgulho, preguiça, desobediência, bebidas, drogas, vícios, jogos, mal comportamento, falar demais, irresponsabilidade, falta de cuidado com a vida financeira, falta de compromisso… São apenas algumas opções.

Não se ache “supercristão” para vencer tentações sozinhos, ou achar que não está sendo tentado. Cuide para que não caia ou para que não seja empecilhos aos outros. Verifique com cuidado como está a sua vida, e saiba, a Bíblia tem todas as orientações para ser um vitorioso diante das tentações. Leve esse assunto a sério!

“Resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” – Tiago 4: 7

Deus abençoe!


Bruna Hemerly é Jornalista 

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!