Nani Azevedo – “Um adorador por excelência”

Foto: Reprodução Web

“Não sigo a onda do momento. Louvor não é isso. Sou um adorador por excelência”.

Ele já foi policial e gerente operacional de uma empresa da área de transportes. Nasceu em São Paulo e hoje vive no Rio de Janeiro. Mudou de profissão e de cidade, entre tantas outras coisas que mudaram em sua vida, mas o fundamental sempre permaneceu inalterado: a vontade de adorar a Deus através do louvor e as raízes evangélicas, bem plantadas na Igreja Assembléia de Deus – que já frequentava mesmo antes de nascer, filho de um casal assembleiano.

Quem está “na estrada” este mês é o cantor e compositor Nani Azevedo. Um homem simples, bem-humorado, que tem a vida centrada na igreja e na família. Mas, quando dedilha o inseparável violão, abre a boca e solta a voz afinada, a unção de Deus se revela e quebranta corações, levando vidas a experimentar o poder de Jesus. E essa é a maior alegria desse paulistano da Pompéia, que se autodefine como “um adorador por excelência”.

Envolvido com o louvor desde pequeno, Nani conta que embora seu pai tenha sido violeiro no passado, sua influência musical maior foi mesmo a da igreja, com total apoio dos pais. E como o violão se tornou inseparável?

“Quando eu tinha uns cinco anos, pedi ao meu pai para me dar um violãozinho. Ele me respondeu que estava muito enfermo e sem trabalhar. Então eu disse a ele: ‘Ajoelhe aí’. Aí subi numa cadeira, coloquei as mãos na cabeça dele e nem sei o que disse… só sei que o violão chegou em 15 dias”, conta o músico, divertindo-se com a lembrança.

CD e DVD resgatam e homenageiam o clássico louvor pentecostal

Em janeiro de 2009, depois de mais de 20 anos de carreira e vários CDs gravados, Nani realizou um antigo sonho: na Igreja Assembléia de Deus em Curitiba, no Paraná, liderada pelo pastor José Pimentel de Carvalho, teve a oportunidade de gravar ao vivo o CD e DVD “Hinos Inesquecíveis”, seu mais recente trabalho – o terceiro pela Central Gospel Music -, que resgata louvores clássicos e hinos consagrados integrantes do repertório da Harpa Cristã, como as composições “Alvo mais que a neve”, “Bendito Seja”, “O Cordeiro”, “A mensagem da cruz” e “A alma abatida” – esta última, com a participação especial da cantora Raquel Mello e sua voz marcante.

“Eu tinha o sonho de fazer esse trabalho já há oito anos. Como essas músicas não morrem nunca, eu quis honrar os nossos irmãos que, no passado, pagaram um preço alto para que hoje pudéssemos ter essa liberdade religiosa. Tenho a certeza de que será uma bênção para todo o Corpo de Cristo”, afirma Nani, acrescentando que teve todo o apoio necessário da sua gravadora e do pastor Silas Malafaia – que fez o lançamento oficial do CD em seu programa de TV, Vitória em Cristo, no último dia 2 de maio.

O CD é um produto inédito no mercado, fruto de um projeto ousado que lança esses tradicionais louvores numa gravação ao vivo, envolvendo coral de 92 vozes e orquestra, além da participação da igreja. Para compor o repertório, Nani selecionou os hinos mais cantados nas igrejas em todo o país e revestiu-os de uma nova roupagem, mas sem fugir da melodia original, para que não fossem descaracterizados. Os arranjos são de Samuel Morbeque, Alexandre Brasolim, Misael Passos, Misa Jr, Saimon Saldanha e Paulo Davi, com produção de Morbeque.

A despeito da alta qualidade técnica, o conteúdo musical de “Hinos Inesquecíveis” caminha à margem do que o mercado fonográfico tem apresentado como sucessos comerciais. Mas, com a mesma simplicidade que conquistou o Brasil, Nani Azevedo justifica: “Não sigo a onda do momento. Louvor não é isso. Meu estilo é mais profético, calcado na Palavra, e também de quebrantamento. Eu não gosto de seguir ventos que vêm de tempos em tempos lá dos americanos e viram uma onda no Brasil, que cansa demais a igreja”.

Um coração grato e feliz

No último dia 19 de abril, Nani Azevedo esteve em Vitória, onde se apresentou ao vivo na Praça do Papa para a verdadeira multidão que esteve presente à palestra do pastor Silas Malafaia. Na ocasião, tocou alguns de seus mais conhecidos sucessos, acompanhado de uma big band constituída por músicos capixabas e regida pelo maestro Everson Salazar.

“Deus tem me dado a característica de não esquecer pessoas que me abençoam. Mais ou menos uns cinco anos atrás, esse ‘cara’ chamado Salazar me abençoou num retiro jovem, lá no Paraná. Ele é um maestro e tanto e, como eu estaria em Vitória, quis abençoá-lo também. Na vida é assim: plante e depois você colhe”, contou, sempre sorridente.

Sobre o futuro, Nani diz que “os planos são de continuar sendo crente e não perder a simplicidade (risos). Já temos um novo trabalho em pensamento para esse ano ainda, para dar sequência ao meu ministério de louvor congregacional, mas ainda é surpresa. Deus tem colocado algo muito jóia em meu coração”, finalizou.


Hinos Inesquecíveis. Confira as faixas do CD:

1. Ao caminho da cruz (Abertura)
2. A mensagem da cruz
3. A face adorada de Jesus
4. A ovelha perdida
5. De valor em valor
6. Alvo mais que a neve
7. Há um canto novo
8. A alma abatida
9. Consagrado ao Senhor
10. Guia-me sempre
11. Ao passar o Jordão
12. Calvário, revelação de amor
13. Jesus, o bom amigo

Discografia

Adorador por Excelência
Bendito Serei
Cantai Louvores
Casa De Israel
Chorar e Sorri Com Você
Com Alegria
Deus É Fiel
Deus Tu és
Está Limpo
Eu Te Dou
Não temas
O Melhor Desta Terra
Para Todo Sempre
Perto de Ti
Poderoso Deus
Sal e Luz
So a Ti Recorrerei
Um Deus De Amor

Nani Azevedo
(21) 2421-9794 / (21) 2421-9795
achougospel@hotmail.com
www.naniazevedo.com


A MATÉRIA ACIMA É UMA REPUBLICAÇÃO DA REVISTA COMUNHÃO. FATOS, COMENTÁRIOS E OPINIÕES CONTIDOS NO TEXTO SE REFEREM À ÉPOCA EM QUE A MATÉRIA FOI ESCRITA.

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!