Na Estrada com Soraya Moraes

Foto: Facebook

De voz inconfundível e marcante, Soraya possui um talento que a destaca tanto no cenário gospel quanto no secular.

“Estou muito feliz”, diz a cantora Soraya Moraes sobre o seu novo trabalho ‘Grande é o meu Deus’. Ela, que é hoje uma das vozes mais marcantes da música gospel brasileira, tendo reconhecimento internacional, não esconde a alegria de cantar para todo o país e de pregar a Palavra de Deus por meio de uma música de qualidade.

Este talento, que lhe rendeu o Grammy Latino de 2008 com o álbum “Som da Chuva”, tem lhe proporcionado uma satisfação que, segundo ela, “só Deus pode explicar”: a de trabalhar com a sua família naquilo que mais gosta – o louvor e a adoração.

Soraya comemora o fato de a produção do CD/DVD ter sido realizada pelo seu marido, Marcos Moraes, em conjunto com o amigo Nei Gomes, tendo a participação prá lá de especial de sua filha Rayssa nas guitarras. A gravação ficou sob a responsabilidade de Silvinho, da produtora ‘Objeto e Luz’.

Sobre a participação de sua filha neste trabalho, Soraya disse que foi um presente de Deus. “Quem assistir ao DVD vai perceber que não se trata de uma adolescente tocando guitarra, mas uma adoradora de Deus, que em alguns momentos, inclusive, surpreendia a todos. Quando Rayssa ainda era uma criança, dizia que queria ser médica ou engenheira, atividades fora do meio artístico, por isso eu tinha dúvidas se ela ia querer seguir a mesma vida, por causa das muitas viagens que faço, pelo fato de ficar muito tempo longe da família, e decidi deixar minha filha decidir o que queria fazer”.

Sobre a divulgação do álbum, que foi lançado uma semana antes do natal de 2009, Soraya detalha que tem percorrido algumas capitais do Brasil e o resultado tem sido muito satisfatório. Em sua opinião, o DVD “Grande é meu Deus” tem uma importante diferença para os anteriores. “Eu estava mais à vontade do que nos outros trabalhos, em que, por uma preocupação muito grande com a parte técnica, eu acabava não me soltando como deveria. Neste, as pessoas vão assistir a Soraya sem sapato, porém mais solta no palco e com improvisos que os músicos tiveram que ‘se virar’ para conseguir acompanhar (risos). Meu marido teve muita dor de cabeça para mixar a gravação, porque não foram utilizados metrônomo nem afinador. E, embora mantendo forte compromisso com a parte técnica, o CD/DVD foi feito como um culto na igreja. O resultado ficou muito bom”.

Dentre as surpresas, destaque para a participação do pastor Ademar de Campos, autor da música “Grande é o Senhor”, foi convidado pelo marido de Soraya. “Para a minha felicidade, Ademar de Campos apareceu no dia da gravação e tornou o meu CD/DVD ainda mais especial. A participação dele é um aval importante, por ele ter sido uma ‘escola’ para os ministros de louvor de São Paulo, que tiveram um contato mais direto com ele num evento de louvor que acontecia todas as segundas-feiras, entre os anos de 1987 e 1989”.

Outro diferencial para Soraya é que, em vez de convidar outros cantores para as participações especiais em seu CD/DVD, ela resolveu investir nos talentos e no trabalho de sua banda. Os “backing vocals” fizeram o solo com Soraya, enriquecendo todo o trabalho e contribuindo para o entrosamento que pode ser conferido por quem ouve o álbum.

Participaram Paulo Zuckini, que canta com Soraya, desde os 14 anos de idade; Márcio José, cantor lírico que há muito tempo trabalha com Soraya; e Luiz Cláudio, um capixaba que se converteu por meio de uma pregação da cantora. “Luíz Cláudio é uma revelação. Ele esteve comigo em Vitória e se emocionou muito em retornar à sua terra. É um vencedor”, disse Soraya.

“Grande é o meu Deus” foi gravado na Igreja Casa Firme, em Barueri, São Paulo. A entrada, um quilo de alimento não perecível, deixou a casa com lotação esgotada. Muitos quiseram trocar seus ingressos na hora, mas não conseguiram. O CD/DVD traz por 18 faixas, contendo inclusive um “pout pourri” de suas canções e regravação de algumas outras de trabalhos anteriores que marcaram sua carreira, como “Nossa Justiça”.

Quinze anos de estrada

O ministério de Soraya Moraes tem quinze anos de existência e dez CDs gravados. Seu estilo vocal, “soul black”, é referência para muitos ministros de música no Brasil. Em 2008 ela conquistou o Grammy Latino em três categorias e, juntamente com o que já recebera em 2005, tornou-se a artista brasileira com o maior número destes prêmios. Já recebeu também vários Discos de Ouro por vendagens de CDs e desde 2004 é contratada da Line Records.

Antes de “Grande é o meu Deus”, Soraya gravou outros dois DVDs ao vivo: “Presença de Deus” e “Deixa o teu rio me levar”. Já ministrou nos Estados Unidos, Portugal, África do Sul e Angola e em vários países da America Latina. Além de gravar suas próprias composições, tem dezenas de canções gravadas por outros artistas brasileiros.

Depois de anos como membro da Igreja Renascer em Cristo, hoje, é membro da Igreja do Evangelho Quadrangular, em Barueri, onde ela e o marido atuam como pastores. Sobre sua exigência com a qualidade de seus músicos e das músicas que canta, Soraya pontua: “Primo pela excelência em meus trabalhos porque Deus é excelente em tudo que faz”. E dá conselhos para quem está começando: “estudem, se dediquem e busquem conteúdo e excelência espiritual, pois sem isso todo trabalho será em vão”.

CDs

Pensando em Deus – 1999
Milagre – 2000
Te adoramos – 2001
A Presença de Deus – Adoração ao Vivo – 2003
Deixa o Teu rio me levar – Ao vivo – 2004
A presença de Deus (DVD) 2005
Tudo é possível – 2005
Deixa o teu rio me levar (DVD) 2006
Promessas 2006
Som da Chuva 2008
Grande é o meu Deus (CD/DVD) 2009

DVD – Grande é o meu Deus

Introdução
Reina o senhor
Vem o meu amado – part. Luis Claudio
Nossa Justiça
Leão e cordeiro
Som da chuva
Quão grande és o meu Deus – part. Luis Cláudio
Medley – Quão grande é meu Deus – Quão grande és Tu – Grande é o Senho
Alfa e Omega
Derrama a tua unção
Apaixonado
Tu és bom
Cada promessa
Te honramos Senhor – part. Paulo Zuckini
Minha casa
Oração – part. Marcio Jose
Gloria
Som da chuva – créditos


Telefones: (11)-3695-0335
(11) 3607-3486
(11) 7830-7623 (24 horas – Zuleica)
e-mail: soraya@sorayamoraes.com.br
Site: www.sorayamoraes.com.br

A MATÉRIA CIMA É UMA REPUBLICAÇÃO DA REVISTA COMUNHÃO. FATOS, COMENTÁRIOS E OPINIÕES CONTIDOS NO TEXTO SE REFEREM A ÉPOCA EM QUE A MATÉRIA FOI ESCRITA.

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!