Ministério Infantil: Ensinando o bom caminho às crianças

educação infantil

Deixai vir a mim as criancinhas

Em tempos em que as famílias vêm sendo totalmente combalidas e invadidas, como protegê-las com as ferramentas já disponíveis nas igrejas? Com esse olhar, o Ministério Infantil é uma poderosa arma para manter os filhos firmes na Palavra do Senhor.

Por longos anos, o trabalho com as crianças foi sustentado apenas por iniciativas de irmãos e pais que apostavam na formação bíblica dos pequenos, mas a Palavra mostra muito claramente como Jesus os ama e se importa com eles. Nosso Senhor é enfático: “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele” (Provérbios 22: 6).

educação infantil
Tia Jô diz que ministra para crianças porque é terra fértil, pois elas são futuros pastores, obreiros, evangelistas, profetas e levitas

Felizmente, por conta de mulheres e de homens fortes e abnegados, o Departamento Infantil é tratado com importância diferenciada da evangelização dos adultos. Atualmente, é um dos instrumentos mais relevantes da Igreja para a formação cristã. Seguindo o mandamento descrito em Mateus 19: 14 – “Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam, pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas” –, as denominações estão cada vez mais investindo nessa área. A Igreja de Cristo Pentecostal no Brasil de Cipó (BA) defende que o Ministério Infantil se faz urgente e inclusive aconselha as demais congregações a prepararem pessoas para desenvolver essa tarefa de discipular os pequeninos nos caminhos do Senhor. “Não pense que nossas crianças são o amanhã. Elas são o hoje e com certeza falarão de Jesus a pessoas que você não teria coragem”, afirma o pastor Enos Filho.

OUÇA A MATÉRIA

“As igrejas começaram a entender a grande necessidade de melhor acolher as crianças, dando mais atenção, espaços e recursos, interagindo mais profundamente com o seu mundo. As crianças são a igreja do hoje e, por conta dessa maravilhosa realidade, devem ser ajudadas na sua vida espiritual e no seu relacionamento com Deus, o Pai Celeste”, afirma o presidente da Convenção Batista do Estado do Espírito Santo (CBEES), Pr. Doronézio Pedro de Andrade.

“Não pense que nossas crianças são o amanhã. Elas são o hoje e com certeza falarão de Jesus a pessoas que você não teria coragem” – Enos Filho, pastor da Igreja de Cristo Pentecostal

O Ministério Infantil é realmente muito especial. É por meio dele que é possível plantar a semente em terra boa, regar com amor e alegria, para colher os melhores frutos no futuro. Por isso, as igrejas precisam estar em preparação e ação contínuas para essa missão tão especial. Segundo Pr. Doronézio, elas devem se tornar essencial na vida dos mais jovens, ouvindo-os nos seus anseios e participando do seu mundo. “Abraçar as crianças, como Jesus fez, é a função que a igreja deve desempenhar. Atrair crianças para o Reino dos Céus precisa se constituir no grande objetivo da igreja”, disse.

educacao infantil
Fonte: “Evangelização e Discipulado com Crianças”, por Marilene do Amaral Silva Ferreira

E todas as crianças são importantes e amadas por Deus, todas têm dons espirituais concedidos pelo Senhor Jesus Cristo. Então, cabe à igreja o papel de ajudá-las na descoberta dos seus dons, dando espaço para que elas os desenvolvam, servindo com alegria. “No Reino dos Céus, não existem dons maiores e melhores. Como Corpo do Senhor, a igreja é um organismo vivo, em que todos os membros desempenham funções essenciais”, explica o pastor.

educação infantil
“Abraçar as crianças, como Jesus fez, é a função que a igreja deve desempenhar. Atrai-las crianças para o Reino dos Céus precisa se constituir no grande objetivo da igreja” – Pastor Doronézio Pedro de Andrade, presidente da Convenção Batista do Estado do Espírito Santo (CBEES)

É dentro da igreja que algumas crianças se destacam na pregação do Evangelho como ferramenta para fortalecer suas famílias. As crianças têm importância tão vital que acabam levando seus pais a se manterem firmes na participação de cultos, por exemplo, muitas vezes porque o pequeno participa de forma mais ativa dos trabalhos.

“Deus, na Sua infinita sabedoria, tem abençoado as crianças, levando-as a entender a sua importância na vida da igreja. Pais que amam os seus filhos, percebendo o amor que eles têm pela igreja, na interação e na efetiva participação, desejarão estar mais presentes no dia a dia da comunidade cristã”, avalia Pr. Doronézio. Para ele, é uma alegria o fato de Deus usar as crianças como cooperadoras, no objetivo de levar seus pais e responsáveis para dentro da igreja, alcançando-os com a mensagem do Evangelho de Jesus Cristo.

Pesquisas e mesmo a vivência nas diferentes denominações apontam que o percentual de resultado efetivo de um trabalho realizado com crianças chega a 90% do que se espera. Por isso, é importante que as igrejas invistam nos pequenos, que precisam de apoio e de responsáveis espirituais. Esse trabalho pode servir, inclusive, para combater o crescimento da pedofilia, do abuso sexual desenfreado, da violência, de torturas e do trabalho infantil que os escraviza.

educação infantil

“Quando somos omissos, não amamos de uma forma que elas entendam. Quando não somos compromissados com elas e com a Palavra, quando como igreja as ignoramos e as relegamos ‘às salinhas’ para não atrapalhar os pais, quando não desenvolvemos um trabalho focado e adaptado à linguagem, nos tornamos responsáveis pelas consequências ruins que acabam acontecendo”, afirma a Raquel Almeida, integrante do Núcleo de Apoio Cristão da Igreja Monte Sião.


Leia mais:

Casal capacita líderes de ministério infantil