23.3 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril 2024

Milagres – o poder de mudar a história

Conhecidos também por Dom de Maravilhas, os milagres são manifestados mudando o curso natural das situações e da natureza

Maravilhas, ou milagres, vêm da palavra grega “energemodunamis”, que significa, em tradução literal, “energia do poder” ou “explosões de onipotência”. A Bíblia conta muitas das operações de milagres que foram realizadas no decorrer do Velho e do Testamento. A saída do povo de Israel do Egito, contada no livro de Êxodo, é um dos trechos mais claros que demonstram esse dom.

Foi uma sucessão de maravilhas que Deus promoveu para fazer cumprir a Sua Palavra de que Faraó não conseguiria segurar Seus servos. Um dos feitos mais conhecidos, não só entre os cristãos, mas por todo o mundo, é a abertura do Mar Vermelho com o cajado de Moisés. Uma clara intervenção sobrenatural no curso usual da natureza, uma suspensão temporária da ordem costumeira, mediante o Espírito Santo de Deus.

As maravilhas são demonstrações claras do poder de Deus através do Espírito Santo, usando pessoas com três propósitos: confirmar a mensagem do Evangelho (Hebreus 2:2-4), levar os incrédulos a crerem em Jesus e aceitarem a salvação, a vida eterna (João 20:30-31), e confirmar o ministério de homens e mulheres chamados pelo Pai (João 3:2).

- Continua após a publicidade -

É o que explica o diretor da Escola para Pregadores de Minas Gerais, pastor Silvano da Silva Reis. “A Palavra deixa claro quando Deus manifesta Seu poder para que as pessoas O conheçam, porque o diabo também pode operar sinais e maravilhas.Sem dúvida, sinais e maravilhas necessariamente não significam que um homem ou ministério é de Deus. Satanás engana através dos milagres, como está dito em Apocalipse 16:14 e em 2 Tessalonicenses 2.9-11.Esses versículos indicam que as pessoas são enganadas através dos milagres de Satanás porque elas não se conectam com a verdade da Palavra de Deus. É preciso estar atento para discernir quando o milagre é verdadeiramente vindo de Deus”, alerta.

Muitos são os relatos da operação de maravilhas no Velho Testamento. Eliseu, por exemplo, dividiu as águas de Rio Jordão com um golpe do seu manto, havendo uma intervenção no curso usual da natureza em 2 Reis 2:14, conforme salienta o líder da Igreja da Família, em Santa Catarina, pastor LineasDomiciano. “Não conheço mais ninguém que com um golpe de uma capa abrisse um caminho pelo meio de um rio. Tudo que Deus faz é milagroso em certo sentido, mas não é sempre que acontece a transformação de água em vinho simplesmente ao falar uma palavra, como fez Jesus em Seu ministério. A operação de milagres também é usada para demonstrar o poder e a grandeza de Deus. Em outras palavras, a operação de milagres é chamada ‘a operação de poderes’”, acrescentou.

No Novo Testamento, Jesus ressuscitou Lázaro (João 11:1-46) e deixou claro antes mesmo do feito de que isso seria para a glória do nome de Deus. Assim, para o pastor Lineas, é um poder que vem do céu para aquele que está na terra em ligação com o Eterno. “Ou seja, maravilhas nos impulsionam e nos deixam estonteados e atônitos. Quem possui o dom de operações de milagres, pode-se dizer, está participando do mesmo poder de Deus que foi manifestado quando Ele criou o mundo. Quando o Senhor permite que um indivíduo, mediante o poder do Espírito, fale a palavra e o rio fique dividido, o mesmo Deus que criou aquelas águas deixa um pouquinho daquela onipotência ser manifestada naquela pessoa, conforme a vontade do Espírito Santo. Essa operação de milagres realmente é um dom poderoso, glorificando o Deus de todo o poder”, ressalta.

Ele declara que não podemos confundir operações de milagres com dons de cura. “No âmbito da cura, milagres são frequentemente recebidos, mas não são os resultados da operação de milagres. São milagres de cura. Às vezes, a palavra ‘milagre’ é usada como figura de linguagem. Não falamos às vezes de ‘remédios milagrosos’ ou produtos milagrosos? Quando vemos formações rochosas, uma bela praia, belas flores, não falamos que é um milagre da natureza? Nenhuma dessas coisas é milagre tecnicamente falando, mas na linguagem popular, todas elas são. Cada um dos dons do Espírito é milagroso. São todos sobrenaturais. No sentido espiritual, somente o dom de operações de milagres opera milagres, é um ato específico”, explica.

Pastor Silvano completa que Jesus disse aos Seus discípulos, e isso vale para nós: “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do queestas; porque eu vou para meu Pai” (João 14.12). E conclui:

“Orase podemos fazer maiores obras porque Ele está com o Pai, o que estamos esperando? Vamos tomar posse desse Dom de Milagres e da promessa de que tudo quanto pedirmos em Seu nome Ele o fará, para que o Pai seja glorificado nEle, o filho de Deus, conforme dito em João 12.13”.

 

O Dom de Cura

No Velho Testamento

Êxodo 7 a 17 – A saída do povo de Deus no Egito foi uma sucessão de operações de milagres. O primeiro foi quando Arão lançou a vara ao chão, e ela se transformou em serpente. A água do Rio Nilo foi transformada em sangue; o pó que se tornou em piolho; as trevas do lado dos egípcios e claridade do lado de Israel. Houve ainda a intervenção sobrenatural no curso usual da natureza quando Moisés estendeu a vara e tocou o Mar Vermelho abrindo passagem para o povo, exterminando os egípcios.

2 Reis 2:14 – Eliseu dividiu as águas de Rio Jordão com um golpe do seu manto.

2 Reis 4 – Ainda no ministério de Eliseu, a botija de óleo de uma viúva continuou fluindo até encher todas as vasilhas que possuía.

2 Reis 6:1-7 – Um dos servos de Eliseu perde um machado de ferro que era emprestado e pede sua ajuda. Ele consegue resgatar a ferramenta fazendo-a flutuar.

 
No Novo Testamento

Marcos 4:35-41 – Jesus ficou em pé naquele barco durante uma tempestade no Mar da Galileia e disse: “Acalma-te e emudece!”

João 2:6-10 – Jesus transformou a água em vinho simplesmente ao falar.

João 6:5-14 – Jesus recebeu o lanche de um menino e alimentou 5 mil pessoas. Depois, para que os Seus perseguidores não ficassem murmurando, recolheu 12 cestos de sobras desse pequeno lanchinho.

João 11:1-46 – Jesus recebeu o recado de Maria e Marta de que Lázaro estava doente. Sabia Ele que Lázaro, irmão delas, havia morrido, mas chegou depois de quatro dias e ressuscitou Seu amigo. Antes mesmo de Sua ida, Ele deixou claro que a morte de Lázaro seria para a glória de Deus.

Atos 13:4-12 – Quando Paulo estava pregando em Chipre, Elimas, o mágico, resistiu a ele. Paulo, mediante o poder de Deus no dom de operação de milagres, feriu-o de cegueira por algum tempo, e isso serviu de sinal para outras pessoas.

Atos 27 – Paulo sofreu naufrágio, a tempestade não cessouaté chegar ao fim por meios naturais.  Paulo não se levantou para ordenar que a tempestade cessasse, mas porque Deus lhe falara, tinha fé sobrenatural para crer na proteção divina, e ele foi premiado com a segurança de todos a bordo, embora o navio fosse perdido.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -