23.3 C
Vitória
sexta-feira, 29 março 2024

Marcha “Todos contra o crack. Todos pela vida” acontece dia 26, em Vila Velha

A cidade de Vila Velha vai ‘parar’ para uma grande mobilização contra um mau que tem assolado a sociedade e destruído famílias, o crack. Casas de Recuperação de Dependentes de Drogas, e outras instituições estarão unidas para pedirem atenção das autoridades públicas para o aumento do número de viciados em crack na Grande Vitória.

A mobilização vai acontecer no dia 26 de junho (sábado) – Dia Internacional de Combate às Drogas, a partir das 9 horas. O ponto de encontro será na Praia de Itapuã, no final da Av. Jair de Andrade, seguindo a Praça Duque de Caxias, Centro.

A Marcha pretende levar para a cidade mais de 2 mil pessoas de diferentes segmentos da sociedade, visto que o uso de drogas é um problema social que afeta a vida de toda a população, independentemente de idade, classe econômica, cultura e religião.

“O crescimento do consumo de drogas, principalmente entre os jovens, tem levado nossa sociedade a clamar por ações de conscientização e combate a esse verdadeiro ‘câncer social’. É necessário mobilizar toda a sociedade por meio de ações preventivas e de alerta chamando cada cidadão para atentar quanto a sua responsabilidade diante desse fenômeno que traz sérias consequências não apenas para a saúde do usuário, mas também para todo o seu ciclo familiar, social e também para a população”, falou Ledir Porto, diretor do Projeto Horta de Vida – uma das organizadoras do evento.

- Continua após a publicidade -

Durante a Marcha será distribuído um material educativo para que a população conheça o que é o crack e suas graves consequências físicas e sociais.

O trajeto será acompanhado por um trio elétrico com participação de músicos capixabas. O repertório será sob a temática de valorização da vida. Intercalando com as músicas, haverá depoimentos de pessoas recuperadas do vício ou em recuperação, diretores de instituições independentes e familiares de dependentes químicos.

A Marcha “Todos contra o crack. Todos pela vida” é apoiada pela Prefeitura Municipal de Vila Velha.

O crack e a sociedade

Antes considerada uma droga de uso exclusivo de moradores de rua, o crack tem subido degraus na escala social. Famílias inteiras vivem dramas originários da dependência, sejam de classe baixa, média ou alta.
A dependência do crack avança no Brasil e no Estado do Espírito Santo. O último levantamento do Centro de Prevenção e Tratamento de Toxicômanos (CPTT) de Vitória mostra que 57% das pessoas que foram atendidas em janeiro deste ano são usuárias de múltiplas drogas e o crack está sempre entre elas.

O número cresceu em relação ao ano passado. Em janeiro de 2009, os usuários de crack e outras drogas representaram 33% dos atendimentos.

Os efeitos do consumo atingem diretamente a sociedade. Aumentam a população de rua, a marginalidade, a prostituição, a violência, os assaltos, bebês abandonados, os rompimentos familiares, o abandono da escola e/ou trabalho. “Essas consequências falam diretamente com o cidadão não usuário. Não dá para fingir que o problema não existe ou não tem a ver com você”, afirma Ledir Porto.

Os danos causados sobre o uso de drogas é a informação que falta para a sociedade entender que precisa ser mais participativa diante do tema. A questão deve ser uma preocupação não apenas do governo. Precisa envolver voluntários, professores, alunos, igrejas, pais, ONGs, empresas e a mídia.

Enquanto o poder público mobiliza-se para ampliar a rede de atendimento ao usuário, diferentes instituições de recuperação há muitos anos abriram as portas para receber pessoas que precisam de tratamento. As instituições vivem basicamente de doações e voluntários e se tornaram um refúgio para inúmeras famílias que não sabem a quem recorrer quando tem um dependente na família.

[important color=blue title=Instituições promotoras da Marcha “Todos contra o crack. Todos pela vida”]

  • Associação Brasileira de Ex-Dependentes Químicos (Abedeq-ES)
  • Associação Capixaba de Ex-Dependentes Químicos (Acedeq)
  • Associação Metodista de Amparo e Recuperação de Toxicômanos (Amarte)
  • Associação de Prevenção e Assistência a Dependentes de Drogas (Apadd)
  • Associação Beneficente Oficina de Gente
  • Casa Missionária Bálsamo de Gileade
  • Casa de Recuperação Manassés
  • Casa de Recuperação de Dep. Químicos Vida com Jesus
  • Centro de Recuperação Vinde a Mim
  • Centro de Recuperação Visão de Águia
  • Centro de Recuperação Novo Viver
  • Esquadrão Resgate Vida
  • Projeto Esperança e Vida
  • Projeto Horta de Vida
  • Projeto Vem Viver
  • Projeto Resgate Total[/important]

[important color=blue title=Serviço]
Marcha “Todos contra o crack. Todos pela vida”
Venha caminhar conosco!!!
Dia: 26 de junho
Início: 9 horas da manhã[/important]

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matéria anterior
Próxima Matéria
- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -