Os monumentos históricos e turísticos do ES em desenhos

Foto: Comunhão

A professora capixaba Andrea Espíndula, lança hoje (13) o livro bilíngue “Colorindo meu Espírito Santo”.

Pelo meno quinze monumentos históricos e turísticos do Espirito Santo vão ganhar cor e vida através de desenhos artísticos em um livro intitulado “Colorindo meu Espirito Santo”. São desenhos e ilustrações, em inglês e português, que remetem a história do Estado.

E tudo é contado por um personagem, Henrique, que é o filho da autora. “O personagem do livro convida você a viajar junto com ele para você conhecer o ES. Então qualquer pessoa poderá conhecer os pontos turísticos do Estado através de uma leitura leve e descontraída. A figura do menino na obra é para interagir com as crianças e detalhar curiosidades dos locais. É um livro para se colorir e aprender”, destacou.
O livro

Para fazer o livro Andréa contou com a ajuda das duas irmãs, Eliana Espindula, que fez a revisão e a tradução e Lidiane Espíndula, que deu a ideia do projeto E o marido, Luiz Quintanilha, fez os desenhos. “Foram vários meses para elaborar, planejar e fazer os desenhos. Eu ficava horas e horas em cada página. Fazia muitos testes de impressão para ver se estava pequeno e para deixar com o mesmo traço até chegar a produção final”.

A ideia surgiu através da observação da professora na sala de aula. “Eu observei que meus alunos as vezes ficavam um bom tempo colorindo desenhos chamados anti-estrese. Eu imaginei como acrescentar conhecimento a esse momento tão agradável”, explicou.

Andrea é professora há 20 anos. Leciona Artes para o ensino fundamental. Escrever e desenhar são suas paixões. “Desde pequena eu gostava de escrever e desenhar. Agora eu juntei as duas paixões para falar de um estado que eu amo. Estou muito feliz com esta publicação”, disse.
Escolas
O foco do livro não é a comercialização e sim, alcançar as crianças na escolas através de oficinas. “Apesar de morarem no Estado, muitas dessas crianças não conhecem os pontos turísticos daqui. E você alcançando as crianças você alcança todos. Várias escolas já se mostraram interessadas pelo material. Quero que as pessoas valorizem a obra”, conta.
Expectativa

Andréa vai lançar o livro nesta sexta-fera (13), no Centro Cultural de Campo Grande, em Cariacica (ES). Esta é a primeira publicação da capixaba que promete outros dois livros em sequência ao “Colorindo meu ES”. A expectativa é grande. “Quanto mais gente conhecer melhor porque o ES é a capital secreta do mundo. É um lugar impressionante com suas belezas naturais e ninguém vê isso. Muitos de meus alunos não conhecem pontos turísticos”, concluiu.


Lançamento do livro

Dia: 13 de abril
Hora: 19h
Local: Centro Cultural Frei Civitella, Campo Grande, Cariacica (ES)
Informações e exemplares do livro: colorindomeuespiritosanto@gmail.com

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!