Líderes de rede e criadores de herói

Foto: Seth Wenig

Os líderes de rede são distintos dos outros líderes em seus motivos, métodos e medidas de sucesso. Está se tornando uma das formas mais importantes de liderança da igreja.

Pela primeira vez em 40 anos, uma mulher americana ganhou a Maratona de Nova York 2017! Shalane Flanagan cruzou a linha de chegada da corrida de 26,2 milhas em 2 horas e 26 minutos.

“Chame isso de ‘Efeito Shalane’: você serve como um impulsionador de foguetes para as carreiras das mulheres que trabalham ao seu lado, enquanto catapulta para frente. A Shalane foi pioneira em uma nova marca de ‘mamã do time’ para esses jovens iniciantes, com a confiança de não derrubar os outros para proteger seu lugar na hierarquia”, diz uma publicação do New York Times.

Shalane não é apenas um ótimo corredor. Ela faz com que outros corredores a percorram muito! De forma semelhante, um líder de rede é um líder único entre todos os tipos de líderes. Um líder de rede não é apenas um grande líder, mas também um grande líder que faz com que outros líderes em torno deles sejam excelentes.

O “efeito de rede”

Eles levam sua igreja local a crescer e se multiplicar. Mas também levam outros líderes da igreja de toda a região ou afinidade a crescer também e multiplicar-se. Jon Ferguson é o exemplo perfeito de um líder de rede. Ao longo dos anos, provou ser capaz de liderar pequenos grupos, novas igrejas e uma rede de plantação de igrejas.

No ano passado, Jon reuniu um grupo racialmente diversificado de líderes de uma variedade de denominações que se comprometeram a plantar centenas de novas igrejas em Chicagoland, EUA. Ele não é apenas um grande líder, mas o tipo de líder que procura fazer com que outros líderes em torno dele sejam cada vez melhores. É o líder de rede.

A liderança é essencial para o sucesso na vida, na igreja, no ministério e nos negócios. Perguntei a alguns líderes que conheço e respeito a escrever sobre vários aspectos importantes da liderança, para poder compartilhá-los com você, para que possamos crescer juntos como líderes e aprender com seus sucessos e lutas. Nós as postaremos nas próximas semanas.

Líderes de redes são criadores de heróis

Com o declínio da influência denominacional e o crescente número de igrejas multiplicadoras, o líder da rede está rapidamente se tornando uma das formas mais importantes de liderança da igreja. O foco é fazer com que outros líderes em torno deles sejam líderes ainda melhores.

Líderes de rede deixam para trás sua ambição de ser um herói e concentram todos os seus esforços em fazer heróis dos outros. Seu mantra é “Minha fruta cresce nas árvores de outras pessoas”. Eles são líderes que criam plataformas e deixam outros entrarem no centro das atenções. Como Shalane Flanagan, eles “nutrem e promovem o crescente talento em torno deles”.

Esses criadores de heróis são líderes com um dom apostólico que atraíram outros líderes em torno de um sonho, visão ou objetivo comum. Eles lideram essas redes com influência relacional e não com autoridade posicional. As redes que eles lideram podem ser pequenas o suficiente para se sentar em torno de uma mesa ou grandes o suficiente para encher um auditório.


Dave FergusonCom informações de christianity Today


Leia também

A missão da Igreja enquanto seguimos Jesus
Onde a igreja  não salga, o diabo atua

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!