Jovens cristãos alertam para doação de sangue

Jovens vão usar um sangue falso para alertar a população sobre a importância da doação. Foto: Comunicação Adventista

No dia Mundial do Doador de Sangue, o governo lançou a campanha “Doe Sangue regularmente. Tem sempre alguém precisando de você”.

Quem fizer compras na feira de produtos orgânicos em Goiabeiras, Vitória (ES) no próximo sábado (16) vai se deparar com uma barraquinha cheia de bolsas de todos os tipos de sanguíneos. Em cada uma delas terá uma plaquinha com preço. Elas estarão à mostra para que as pessoas sejam alertadas para a doação de sangue.

A ação faz alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue, que é comemorado nesta quarta-feira (14). A iniciativa é de um grupo de jovens da Igreja Adventista do Sétimo Dia da capital.

Além de indicar o tipo de sangue e o preço, a etiqueta terá uma mensagem especial. “Se conseguir sangue fosse tão fácil, não estaríamos chamando sua atenção para doar”. A frase é para chamar atenção de quem passar pela barraca. Os jovens vão entregar um folheto explicativo orientando sobre como se tornar um doador.

Suco de morango e gelatina serão os ingredientes que vão simular o sangue. As bolsas são reais, doadas pelo Hemoes de Vitória. “ Através de uma ação criativa e impactante, queremos chamar a atenção das pessoas para esse ato simples, indolor e que pode salvar vidas”, explicou o organizador da ação, Moisés Oliveira.

Além das orientações e abordagens, a ação também terá testemunho de quem já precisou de sangue. “Eu passei por uma cirurgia e sei como foi difícil conseguir doadores. Vou estar lá contando minha experiência e ressaltando que um gesto tão simples pode realmente salvar vidas”, declarou Kalila Pires, que também participa da ação.

Números

Atualmente, o Brasil possui 32 hemocentros e 2.033 serviços de hemoterapia. Mas o número de doadores ainda é pouco para atender a demanda. Segundo o Ministério da Saúde, por ano são feitas cerca de 3,4 milhões de doações no Brasil.

Apenas 1,6% da população brasileira é doadora. O sangue doado também é essencial para atendimentos de urgência, cirurgias de grande porte e tratamentos de doenças crônicas e cânceres.O número é aceitável, mas o ideal é chegar até 3% de doadores.

Dia Mundial do Doador de Sangue

O Governo Federal aproveitou o dia 14 de junho, em que é lembrado o Dia Mundial do Doador de Sangue, para lançar uma campanha de doação de sangue. O slogan é “Doe Sangue regularmente. Tem sempre alguém precisando de você”. O objetivo é de aumentar a conscientização sobre a importância da doação.

Dia: 16 (sábado)
Hora: a partir das 8h30
Local: Feira de Goiabeiras, Vitória (ES)

Leia mais

Doação de sangue: Mais que um gesto de cidadania, um ato de amor cristão
Cristãos se unem em campanha para doação de sangue

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!