30.5 C
Vitória
quarta-feira, 24 abril 2024

Jesus Vida Verão comemora 20 anos como maior evento gospel do litoral brasileiro

Os 20 anos do Jesus Vida Verão foram celebrados com a mesma megaestrutura que a Primeira Igreja Batista da Praia da Costa (PIBPC) vem utilizando há anos para promover o maior evento gospel do litoral brasileiro.

 Uma moderna estrutura de som, luz e palco com aproximadamente 18 metros e quatro telões distribuídos ao redor da área da área dass apresentações permitiram acompanhar a abertura coreográfica, os shows musicais, as pregações e a animação do que tem se reunido todos os anos nas areias da Praia da Costa, em Vila Velha.

O intuito da PIBPC com o JVV é promover um evento especial. Além de seu caráter turístico, o evento é de louvor e adoração, uma manifestação grandiosa de amor a Deus. Para o organizador do evento, pastor Evaldo Carlos, o diferencial do JVV é seu caráter baseado na mensagem bíblica e na música, que é inspiradora da paz, com uma mensagem positiva, não provocativa nem violenta.

Além disso, o fato de a grande maioria dos participantes do JVV fazer parte de igrejas e, por isso, ser um povo afeito às multidões também contribui para a atmosfera de paz que o envolve. “Todas as pessoas são acolhidas, valorizadas e bem-vindas”, frisa o pastor, ressaltando que o importante é que aconteça o respeito mútuo, apesar da diversidade.

- Continua após a publicidade -

O prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga, reconhece a importância do evento para o município e já participou dele várias vezes, inclusive como líder comunitário, antes mesmo de ser liderança política. “O Jesus Vida verão tem sido um instrumento para abençoar tanto quem mora aqui, quanto quem nos visita. É importante para os moradores, frequentadores e turistas”, disse.

Crescimento e consolidação
No livro do profeta Jeremias, em 29:13, está escrito um dos lemas que rege a organização do Jesus Vida Verão: “E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração”. Essa busca constante pelo aperfeiçoamento e o empenho fizeram com que a organização do Troféu Talento, realizado pela Rede Aleluia de Comunicação, reconhecesse o mérito do JVV e o escolhesse como “Melhor Evento Musical”, no ano de 2005.

A premiação foi transmitida para todo o Brasil pela TV, o que contribuiu para divulgar ainda mais o JVV para outros Estados. Todos os anos, caravanas de diversas partes do País vêm participar, em Vila Velha, dessa manifestação, que, aliás, desde 2001 faz parte do calendário oficial do município por meio da Lei Municipal n. 3867. A lei fixa a realização do JVV no mês de janeiro e sua localização nas areias da Praia da Costa.

Atualmente, uma média de 50 mil pessoas chegam a passar pela orla nos dias de show do JVV. O recorde aconteceu em 2009, quando mais de 60 mil se reuniram para ouvir o testemunho do irmão Lázaro. Outro que também trouxe grande multidão foi André Valadão, que ajuntou 50 mil pessoas na gravação de seu DVD Fé, também em 2009.
O melhor de tudo isso é que grandes nomes da música gospel nacional participam todos os anos desse imenso culto, cujas apresentações são todas gratuitas.

Outra vez buscando na Palavra o fundamento para suas atitudes e baseando-se em I Coríntios 6:20, onde está escrito “Porque fostes comprados por preço, agora pois glorificai a Deus no vosso corpo”, foi que a organização do JVV sentiu a necessidade da inclusão da dança na estrutura do evento para ampliar ainda mais a divulgação do Evangelho. Para isso, em 2007, nasceu uma companhia de dança, que atualmente conta com 70 pessoas envolvidas nos espetáculos artísticos de abertura do JVV.

“O espetáculo é montado de acordo com o tema, e com base nele, para que haja um sentido no desenvolvimento coreográfico”, explicou professora de Educação Física, coreógrafa e diretora artística da Companhia de Dança Jesus Vida Verão, Samira Fernandes, que também ressalta o fato de a companhia ser uma das maiores do Espírito Santo.
“Todos os espetáculos que já montamos no JVV têm um significado e uma mensagem de fé especial que queremos entregar ao coração do público. Tudo é realizado com muita arte, louvor e adoração somente a Deus, cumprindo o que a Bíblia nos diz”, reforça Samira.

Os bailarinos da companhia são selecionados no Congresso AdorarES, do qual participam pessoas envolvidas em ministérios de dança de diversas igrejas evangélicas de toda a Grande Vitória. Os ensaios para a apresentação de abertura dura, aproximadamente dois meses. Da equipe de dança participam coreógrafos voluntários que, inclusive, atuam profissionalmente na região, como Mariana Guimarães e Pamela Santos.

A companhia de dança tem também o patrocínio da figurinista Adriana Aguiar, do Atelier Adorart, que lança sua nova coleção de figurinos por meio do grupo. “Durante todo o ano atuamos em várias igrejas evangélicas treinando pessoas nessa área”, diz a diretora.

Além da dança, outro ministério que também utiliza o corpo, mas de maneira diferente, causa forte impacto em quem participa do JVV. A Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) é o instrumento utilizado pelo Ministério de Libras, responsável por transmitir por gestos todas as palavras proferidas pelo locutor, pelos pastores e pelos cantores para aqueles com alguma deficiência auditiva.
O Ministério de Libras é uma extensão do trabalho da própria PIBPC. “Todos os anos, contamos com intérpretes evangélicos voluntários da Grande Vitória. O professor e intérprete Jozimar, por exemplo, participa conosco há mais de cinco anos. Ele é um grande apoiador dessa área”, diz a líder responsável pelo Ministério de Libras, Samira Fernandes.

Durante o JVV, o Ministério de Libras conta com três intérpretes no palco e outros que integram a equipe de Aconselhamento. “Fico muito feliz em saber que muitas vidas estão sendo alcançadas pela mensagem da fé”, finaliza Samira.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -