22.1 C
Vitória
sábado, 20 abril 2024

Brasil e Alemanha se unem em intercâmbio teológico

Estudantes de Teologia de Vitória (ES) e da Universidade de Hamburgo, Alemanha

“Tarde teológica” com professora da Universidade de Hamburgo será transmitida ao vivo nesta segunda-feira (19), a partir das 14 horas.

Na tarde desta segunda-feira (19), os estudantes da Faculdade Unida de Vitória (ES)  participam de uma Tarde Teológica com a professora Dra. Uta Andreé, diretora da Academia de Missão da Universidade de Hamburgo, Alemanha. O evento, com entrada franca, é aberto ao público e acontece das 14h às 16h. Será transmitido ao vivo no canal da instituição.

Os estudantes brasileiros e alemães realizaram, na última sexta-feira (16), um passeio cultural na região Norte do Espírito Santo. Durante a visita técnica, eles conheceram o funcionamento do Mosteiro Zen Morro da Vargem, em Ibiraçu, o primeiro mosteiro budista da América Latina.

O diretor-geral da Unida, doutor em Teologia pela PUC-RJ, Wanderley Pereira da Rosa, explicou à Comunhão que o intercâmbio vai promover um enriquecimento dos alunos por meio da troca de experiências entre eles, que passam a entender, por exemplo, a diferença da realidade social das igrejas evangélicas alemãs e brasileiras.

Brasil e Alemanha se unem em intercâmbio teológico
Wanderley Pereira da Rosa, da Faculdade Unida

“Os estudantes alemães estão em contato com nossas igrejas evangélicas e também com outras religiões. Na próxima quarta-feira (21) eles visitarão o Convento da Penha, em Vila Velha (ES) e, em seguida, seguem para Salvador (BA) para conhecerem religiões matrizes afrodescendentes”, continua Rosa.

- Continua após a publicidade -

“A Faculdade Unida mantém um convênio com o curso de Teologia da Universidade de Hamburgo, por meio da Academia de Missão. Nossos alunos que avançarem terão a possibilidade de realizar doutorado na Alemanha”, completa o professor.

Para Rafael Simões, estudante do último ano de Teologia na Faculdade Unida, o passeio foi muito proveitoso ao ter acesso à prática budista. “Nós tivemos contato com uma religião totalmente à parte do conceito europeu que temos através do Cristianismo. Participamos de uma sessão incomum que consiste no exercício da mente e que não é tão focada na espiritualidade”, ressalta.

Brasil e Alemanha se unem em intercâmbio teológico
Rafael Simões, estudante capixaba

“A experiência foi bastante agradável. Algo que me chamou a atenção foi que nosso guia, durante a visita, se apresentou como cristão, demonstrando uma harmonia com a cultura e a tradição budista. Em um período de conflitos religiosos ver a harmonia interreligiosa valorizou e amadureceu nosso conceito teológico”, completa Simões.

Também fez parte da programação uma visita à tribo Tekoá Mirim, em Coqueiral de Aracruz. Os estudantes compartilharam momentos com os índios Guaranis onde puderam conhecer mais sobre sua cultura e religião.

Confira o vídeo

Galeria de fotos

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -