07 de setembro – Independência do Brasil

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

O tradicional Desfile cívico aconteceu em várias capitais do Brasil. Em Brasília (DF) teve apresentação da Esquadrilha da Fumaça e a formação da pirâmide humana dos militares do Exército.

Uma série de eventos culturais marcaram o feriado prolongado de Independência do Brasil. Neste sete de setembro, que marca a emancipação brasileira, o país celebrou com desfile cívico em reverência a pátria.

A Independência do Brasil deu os primeiros passos às margens do riacho Ipiranga, hoje atual cidade de São Paulo. O Príncipe Regente Dom Pedro ordenou aos soldados que o acompanhavam que jogassem fora os símbolos portugueses que levavam nos uniformes.

Em seguida, gritou “independência ou morte” e a partir desse momento, simbolicamente, o Brasil não era mais uma colônia de Portugal.

História da Independência Brasileira

Com as invasões napoleônicas na Europa, a família Real Portuguesa decidiu que seria mais seguro se mudar para o Brasil. Assim, em 1808, a Corte Real desembarcou em terras brasileiras. Em seguida, os portos brasileiros passaram a ser abertos para todas as nações do mundo. Este foi o primeiro grande passo para o desejo de independência do país.

Porém, existiam diversos problemas como as divergências entre os portugueses e brasileiros, a escravidão, a luta por mais autonomia territorial, e etc.

No final de agosto de 1822, depois de se deslocar para São Paulo com o propósito de apaziguar uma rebelião contra José Bonifácio, D. Pedro resolveu romper os laços de união política com Portugal, mesmo com seu pai, o rei D. João VI, pedindo para que ele voltasse à Portugal imediatamente.

Leia mais

“Se a Nação Clamar” – Ouça a versão com vários artistas
Feliz é a Nação…

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!