22.1 C
Vitória
terça-feira, 23 abril 2024

Hospital Meridional usa nova técnica para corrigir problemas de coração

O hospital Meridional de Cariacica realizou uma cirurgia de coração utilizando uma nova técnica que não precisa abrir o tórax. A nova técnica é conhecida como cirurgia troca de válvula aórtica vídeo assistida que foi realizada em um paciente com 57 anos. A cirurgia pode ser utilizada nos casos onde a pessoa desenvolve a estenose aórtica, doença que deforma e calcifica a válvula aórtica do coração.

O médico-cirurgião Melchior Lima, que comandou a operação no Meridional, explicou que o procedimento dura cerca de três horas e precisa apenas de uma incisão de seis centímetros feita no lado direito do tórax para implantar uma prótese em substituição a válvula natural. “Não é preciso abrir o osso esterno, como nas cirurgias tradicionais do coração, que requerem um corte de até 25 centímetros no peito. O novo procedimento evita mexermos na estrutura do tórax do paciente”, ressaltou.

O médico acrescentou que a intervenção torna-se promissora para os casos de estenose aórtica que afeta 5% da população. A doença provoca o estreitamento da válvula aórtica, responsável pelo controle de fluxo de sangue que sai do coração. Com isso, os pacientes apresentam sintomas como dificuldade de respirar, desmaios, angina do peito e arritmias graves.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -