Hinologia – Os cantos da fé cristã

Foto: Fernanda Neves

É a nova ferramenta a serviço do canto para as igrejas evangélicas do Brasil. 

Eles são pouco entoados nos cultos das Igrejas Evangélicas do país, mas fazem parte da história do cristianismo no Brasil. Lembrados nas denominações mais tradicionais no país, os “Hinos” agora poderão ser compartilhados e servirão de pesquisa para as instituições religiosas.

Há três anos, foi criado no Brasil o “Hinologia cristã: Cantos da Fé cristã”. Trata-se de um acervo com a relação de todos os hinos que compõe o Hinário cristão disponíveis através de um site. Nele também é possível encontrar a biografia de compositores, tradutores, adaptadores e hinólogos.

Robson é pianista na Igreja Cristã Maranata, em Vila Velha (ES), onde congrega. É apaixonado pela pesquisa da Hinódia cristã e por isso resolveu criar o site. Ele conta com a ajuda de profissionais músicos, compositores e hinólogos de várias igrejas evangélicas do país, que colaboram com pesquisas e curiosidades sobre o assunto.

“Eu sentia a necessidade de ter um centro de estudos que funcionasse de forma interdenominacional no Brasil. É uma forma de fomentar a pesquisa musical evangélica brasileira em um só lugar, até porque, pouco se sabe sobre a existência das histórias de muitos desses hinos”, explicou Robson Júnior, idealizador do projeto.

O site vai dar ao povo evangélico brasileiro um material musical melhor para um trabalho eficiente, também fomentar e incentivar o desenvolvimento da produção hinódica brasileira.

“Fui fazendo pesquisas e contactando pessoas que conhecem dessa área e os convidei para fazer parte do projeto.

São todos voluntários e colaboradores e cada um numa área específica.

Alguns contribuem com partituras, traduções de hinos, gravações, desenhos e até mesmo com tecnologia e dá certo”, contou.

Hinologia
Robson Júnior. Foto: Arquivo pessoal

É o estudo dos hinos ou, como será preferível chamá-los, cânticos litúrgicos. Dedica-se fundamentalmente ao estudo dos textos desses cânticos, mas considera também formas e estilos.

A maioria das obras sobre o assunto limita-se a uma descrição cronológica da hinódia cristã, detendo-se, mais ou menos, em períodos ou movimentos religiosos de maior produção hinódica.

São movimentos que marcaram o desenvolvimento dos cânticos das igrejas cristãs, principalmente após a Reforma. Por essa razão são, em sua maioria, estudos da hinódia protestante.

Ouça o Hino clássico “Tu és fiel”


Leia mais

Hinos da Harpa ganha versão em desenho animado
Música na igreja: todos os ritmos convêm?

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!