Harpa grega mais antiga do mundo é descoberta na Rússia

Foto: Reprodução Web

De acordo com pesquisadores da península de Taman, o instrumento de sete cordas, encontrado na Grécia Antiga, é o mais preservado

Que instrumentos musicais eram muito utilizados na Grécia Antiga, isso todos sabem. E pesquisadores da península de Taman, localizada no sudoeste da Rússia, encontraram fragmentos de uma harpa que pode ser a mais antiga do mundo.

De acordo com o Instituto de Arqueologia da Academia de Ciência russo, outro instrumento de cordas chamado de kithara, semelhante a uma lira, mas com uma caixa maior, também foi encontrado no local.

O chefe da expedição arqueológica, Roman Mimojod, disse que “a harpa de Taman é uma das mais antigas e melhor preservadas da Grécia Antiga”, junto com as anteriormente encontradas na necrópole de Pireu, em Atenas, e Taranto, no sul da Itália. Ao que tudo indica, o instrumento possui sete cordas.

Segundo o portal Sputnik, a harpa estava em uma espécie de tumba na cidade de Volna, um povoado helenístico do Reino do Bósforo, antigo Estado do final do século VI e início do século IV. Além disso, em outra tumba foi encontrada uma espada e restos de um cavalo, e, ao lado, os arqueólogos encontraram fragmentos de uma palheta de ossos e a kithara.

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!