25.5 C
Vitória
quinta-feira, 28 março 2024

Furacão Matthew deixa mais de 800 mortos no Haiti

A Cruz Vermelha estima que mais de 1 milhão de pessoas foram afetadas no país e faz apelo para obter ajuda imediata para haitianos.

A passagem do furacão Matthew deixou pelo menos 800 mortos no Haiti, segundo as autoridades locais. Há milhares de casas destruídas e muitos bairros seguem inundados na península do sudoeste do país. Além das casas, o vento de 230 km/h derrubou árvores, barrancos e pontes. Militares brasileiros estão ajudando os moradores desde terça-feira (4) e nesta quinta-feira (6), a Cruz Vermelha lançou um apelo de emergência a fim de obter ajuda imediata para 50 mil haitianos após a passagem do mais forte furacão a atingir o Caribe desde 2007.

Furacão Matthew deixa mais de 800 mortos no Haiti

Segundo a agência humanitária são necessários US$ 6,92 milhões para ajudar a providenciar ajuda médica, abrigos, água e saneamento durante o próximo ano para pessoas afetadas pelo furacão no país. “Estamos extremamente preocupados com a segurança, saúde e bem-estar das mulheres, homens e crianças que foram impactados, principalmente em cidades remotas e vilarejos”, afirmou por nota Ines Brill, chefe da divisão da América Latina da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (IFRC). 

Além do Haiti, o furacão também provocou estragos em Cuba e na República Dominicana. O Centro Nacional de Furacões dos EUA prevê que Matthew suba pela costa da Flórida até a Georgia e a Carolina do Sul entre esta sexta-feira (7) e sábado (8). Em seguida, deve fazer uma curva e voltar em direção às Bahamas, podendo passar novamente pela Flórida na próxima quinta-feira. Contudo, pelas previsões, esse retorno seria como uma tempestade tropical, com ventos bem mais fracos.

Furacão Matthew deixa mais de 800 mortos no Haiti

Estados Unidos
Mais de dois milhões de pessoas foram alertadas a deixarem suas casas na costa leste dos Estados Unidos. Autoridades dos Estados da Flórida, Carolina do Sul e Georgia pediram que seus residentes não permaneçam em casa se estiverem no provável caminho do furacão. De acordo com a rede CNN, o número de evacuações obrigatórias no país é o maior desde o furacão Sandy, que atingiu a costa leste da Carolina do Norte até Nova York, em 2012, deixando grandes estragos.

Segundo o Centro Nacional de Furacões americano, não necessariamente Matthew vai tocar o chão nos Estados Unidos, mas o olho da tempestade deve chegar muito perto da costa, possivelmente como um furacão de categoria quatro, das cinco possíveis. 

A aproximação do furacão Matthew no estado da Flórida, nos Estados Unidos, fez companhias aéreas cancelarem voos entre o Brasil e o país norte-americano. Ontem, a Latam informou que a chegada do furacão afetaria voos com origem ou destino em Miami e Orlando entre quinta e sexta (7). Os voos JJ8086 São Paulo-Orlando, JJ8094 São Paulo-Miami, JJ8090 São Paulo-Miami e JJ8095 Miami-São Paulo foram reprogramados e os voos JJ8087 Orlando-São Paulo e JJ8057 Miami-Rio de Janeiro foram cancelados.

A Azul Linhas Aéreas também cancelou alguns de seus voos entre o Brasil e os Estados Unidos – os voos 8704 e 8705, que fariam as rotas São Paulo (Viracopos) – Fort Lauderdale (Miami) – São Paulo (Viracopos); e os voos 8706 e 8707, que fariam as rotas São Paulo (Viracopos) – Orlando – São Paulo (Viracopos) nesta sexta-feira (7). Os clientes afetados serão informados e reacomodados em outros voos da companhia ou poderão solicitar reembolso integral dos bilhetes. 

Imagens: O caos provocado pela passagem do furacão Matthew pelo Haiti / Agência Reuters

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -