Grande furacão deixa os EUA em estado de alerta

Prateleiras vazias no supermercado. Foto: Joe Raedle/ Getty Images/ AFP

A previsão é que o furacão Florence comece a se movimentar sobre terra firme durante esta sexta-feira (14), mas um maior enfraquecimento só deve ocorrer no fim de semana.

O furacão Florence enfraqueceu um pouco mais na noite de ontem (13), enquanto se aproximava do litoral do estado norte-americano da Carolina do Norte. Mesmo assim, sua chuva volumosa, ventos fortes e inundações costeiras por causa da agitação marítima já eram sentidos e vão continuar nos próximos dias atingindo vários estados dos Estados Unidos.

Em estado de emergência, o governador da Carolina do Sul, Henry McMaster, ordenou que todos os moradores da costa do Estado deixassem suas casas a partir do meio-dia de ontem, quase um milhão de pessoas.

A agência estatal de gestão de emergências informou no domingo que está “se preparando para a possibilidade de um desastre em grande escala”.

Foto: Reuters

Os supermercados das comunidades próximas ao litoral registraram, essa semana, longas filas e grande procura por água potável, lenha e pilhas e baterias.

As autoridades estão usando bandeiras vermelhas para alertar os banhistas do risco existente nas praias com as ondas geradas pelo furacão, ao mesmo tempo em que os moradores das áreas costeiras tentam proteger suas casas com sacos de areia nas portas e tábuas de madeira nas janelas.

O furacão

Florence agora se movimenta devagar e aos poucos os ventos vão enfraquecendo, mas as áreas de instabilidade se espalham por grandes áreas e a chuva persistente deve se prolongar pelo menos até o domingo ou segunda-feira.

A previsão do NHC é que Florence comece a se movimentar sobre terra firme durante esta sexta-feira (14), mas um maior enfraquecimento só deve ocorrer no fim de semana. Durante a sexta-feira, a medida que Florence avançar pelo interior dos Estados Unidos, vai enfraquecendo e deixa ser um furacão para ser uma tempestade tropical. Até o domingo, a previsão é de que Florence se torne uma depressão tropical.

Florence é um grande furacão e os ventos com força de furacão devem ser sentidos a 130 km do centro. Uma estação meteorológica em Fort Macon, na Carolina do Norte, registrou ventos sustentados com 124 km/h e rajadas de 161 km/h na noite de 13 de setembro.

Foto: Climatempo
Boletim

No boletim informativo público emitido pelo Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês), das 3:00 UTC (00h em Brasília) de 14 de setembro de 2018, o furacão Florence era considerado um furacão de categoria 1, na escala Saffir-Simpson que vai até o grau 5. A tempestade se movia para noroeste com 9 km/h. O centro do sistema estava a 80 km o sul de Morehead City, na Carolina do Norte, e a 95 km a leste/sudeste de Wilmington, também na Carolina do Norte. Os ventos máximos sustentados eram da ordem de 150 km/h, mas com rajadas mais intensas.

*Com informações de Portal Terra e BBC.


leia mais

Emergência – Furacão Lane no Havaí
Pós furacão, em Porto Rico, população de evangélicos só diminui
Japão se ergue após passagem do tufão Jebi

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!