A união da fé cristã com a música

Foto: Reprodução

Há 29 anos a Sociedade Evangélica de Música Sacra (Soemus) promove a boa música nos cultos das Igrejas do Brasil.

De execução mais tímida hoje, mas ainda ativa em grandes igrejas e em muitos cantos da Europa, a chamada música sacra tem sido pouco divulgada no Brasil.

A “mãe” da música cristã, que inclui o rock, o pop ou mesmo as cantadas em cultos do Brasil afora parece ter sido deixado de lado. Mas ainda assim ainda tem muitos adeptos dela no país.

Desde agosto de 1990, a Sociedade Evangélica de Música Sacra incentiva a formação de cantores, grupos corais e o desenvolvimento deles através de cursos, seminários e realização de encontros no país.

Marcelo Maciel, presidente da Soemus. Foto: Arquivo pessoal

“Nasceu a partir da iniciativa de um grupo de pessoas que tem em comum a fé cristã evangélica interdenominacional e a paixão pela música na sua mais nobre manifestação no culto divino.

É uma associação que tem como principal objetivo o aperfeiçoamento do culto a Deus por meio da música”, explicou Marcelo Maciel, presidente da Soemus.

A entidade sempre publica coletâneas de música coral, que são lançadas no seminário anual que realiza para músicos e maestros.

São materiais com arranjos e adaptações para a realização de cantatas. As composições são do maestro e pastor João Faustini, uma das referências no Brasil em música sacra.

“Sabemos que os dias são maus e há muita ameaça de música e texto impróprios. A adoração tem se tornado muito falha porque está focalizando o homem e não Deus. Isso nos preocupa e sabemos que nos tempos finais serão piores. A tendência será cada vez mais estar longe do objetivo que é adorar a Deus. Mas vamos lutando unidos fazer o que podemos para preservar a adoração conforme que Deus quer que nós façamos”, declarou o maestro e pastor João Wilson Faustini.

Veja

Sobre a Soemus

É uma instituição sem fins lucrativos, com sede em São Paulo, mantida com ofertas, doações, vendas de livros e com produtos dos eventos que promove. A entidade está aberta para quem deseja participar e necessita de obreiros e de recursos para desenvolver os objetivos a que se propôs.

Conheça mais sobre a Soemus


Leia mais

Hinologia – Os cantos da fé cristã
Hinos da Harpa ganha versão em desenho animado
Música na igreja: todos os ritmos convêm?

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!