Família Blindada

A história de Noé é o relato de uma família que foi salva e, assim, possibilitou a existência de todas as demais. Outros lares foram destruídos durante o dilúvio, mas o deste patriarca sobreviveu e prosperou. Em uma época como a nossa, em que tantas famílias estão sendo destruídas, podemos aprender com um dos personagens bíblicos mais emblemáticos alguns passos para “blindar” nossa casa:

1) Famílias blindadas contam com os recursos de

Deus. No capítulo 6 de Gênesis, lemos que o Senhor providenciou meios para que Noé e os seus fossem protegidos. O Criador ordenou que fosse construída uma arca. Disse de que material a embarcação deveria ser feita, que tamanho precisaria ter e quais seriam as suas repartições. E concluiu: “Entrarás na arca, tu e contigo teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos” (Gênesis 6:18).

Ainda hoje, Deus providencia recursos para que as nossas famílias sejam guardadas do mal. Ele nos dá a igreja, a Bíblia, a oração, o culto doméstico… Será que você e sua família estão aproveitando os meios que o Senhor disponibiliza para a sua proteção?

2) Famílias blindadas obedecem aos mandamentos de Deus. Algo que precisa ser destacado é que Noé seguiu à risca as orientações recebidas. De acordo com a Escritura, “segundo tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez” (Gênesis 6:22). Essa atitude salvou o seu lar.

Leon Tolstoi escreveu certa vez: “Todas as famílias felizes se parecem; as infelizes são infelizes cada uma da sua maneira”. Isso ocorre porque há muitas formas erradas de se fazer algo, e, quase sempre, apenas um jeito certo. Se insistirmos em fazer as coisas do nosso modo – desprezando as orientações dadas por Deus –, certamente enfrentaremos problemas. Você precisa certificar-se de que está fazendo a sua parte. Precisa obedecer ao Senhor. Precisa ser uma pessoa com a qual ele pode contar para abençoar o seu lar.

3) Famílias blindadas são guardadas por Deus. Quando uma tempestade se abate sobre um lar, que chances ele tem de prevalecer? Noé e sua família enfrentaram o maior episódio de extinção em massa da história da humanidade. E foram vitoriosos.

Eles construíram a arca e entraram nela. E então, segundo a Bíblia, “o Senhor os fechou dentro” (Gênesis 7:16). Esse detalhe revela o amor e o zelo de Deus para com aquela família.

Assim como cuidou do lar de Noé, o Pai Celestial deseja cuidar da nossa vida e dos nossos amados. Ele quer nos “fechar dentro” da Sua vigilância e proteção. Envolvidos por esse “escudo invisível”, vivendo dentro da vontade de Deus, não teremos o que temer.

Peça ao Senhor para blindar a sua família. Lance mão dos recursos que Ele deixou à sua disposição e obedeça aos mandamentos que lhe deu. Então, por mais forte que seja o temporal, você e as pessoas que ama estarão seguros. Seu grande tesouro – que é o seu lar – será protegido. E quando as nuvens escuras da tribulação se dissiparem, todas as pessoas da sua casa poderão ver, com alegria e gratidão, o arco-íris que vai surgir no céu.

Marcelo Aguiar é pastor da Igreja Batista em Mata da Praia

Compartilhe