28.3 C
Vitória
quinta-feira, 25 abril 2024

TSE – Notícias falsas podem colocar eleições em risco

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

As chamadas ‘fake news’ poluem o ambiente democrático.

A declaração é do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux. Foi durante abertura do seminário ‘Impactos Sociais, Políticos e Econômicos das Fake News’, em Brasilia (DF), nesta quarta (20).

O encontro teve participação do presidente Temer e dos presidentes do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE) e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Em seu discurso, o ministro afirmou que é preciso “mais imprensa e mais jornalismo” para combater notícias falsas. Afirmou também que as chamadas fake news podem colocar em risco o processo democrático a ponto de anular o pleito eleitoral.

O seminário foi organizado pela Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel). O objetivo foi discutir o papel do jornalismo no combate à veiculação de informações falsas em ambientes como o das redes sociais, por  exemplo.

“Estamos chegando às eleições, com voto livre, inclusive da desinformação. As fake news poluem o ambiente democrático, com o candidato revelando sua ira contra o outro, em vez de suas próprias qualidades”, disse Fux.

- Continua após a publicidade -
Ações

O ministro garantiu que o Tribunal Superior Eleitoral vai agir de forma preventiva para evitar as notícias falsas. E para isso, será elaborado um documento de forma conjunta com órgãos de inteligência e partidos políticos para a não disseminação de fake news.

“Notícia, se muito dramática e emocionante, muito provavelmente será falsa. É preciso a checagem profunda antes do compartilhamento que acaba difundindo a fake news”, explicou. Ele alegou também que vai punir quem divulgar esse tipo de notícia.

*Com informações Agência Brasil 


Leia mais

O perigo das fake news
Congresso Nacional aprova parecer sobre “Fake News”
Mais um fake news, agora com Marina Silva

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -