23.3 C
Vitória
quinta-feira, 18 abril 2024

Fake news atrapalham vacinação contra HPV

Foto: Reprodução

O Ministério da Saúde informou que as notícias falsas são as principais causadoras da baixa imunização

A cobertura vacinal contra o HPV para adolescentes tem sido cada vez menor, de acordo com o Ministério da Saúde. E a causa são as fake news, as chamadas notícias falsas.

Uma das estratégias do governo será fazer palestras e visitas às escolas como forma de conscientização e alcance dos jovens que precisam receber a dose da vacina. Segundo a pasta, os adolescentes acreditam que não precisam tomá-la.

O alerta foi emitido no início do mês pelo Centro Internacional de Pesquisas sobre o Câncer (CIIC) vinculado à Organização Mundial da Saúde (OMS). O órgão divulgou um comunicado afirmando que a vacina é segura e indispensável para eliminar o câncer de colo do útero.

Por meio de nota, o ministério informou que “o reinício do período escolar é um momento importante para que pais e filhos fiquem atentos à atualização da caderneta de vacinação. A medida evita a ocorrência de doenças entre os adolescentes”, diz o ministério.

- Continua após a publicidade -

O HPV é uma doença transmitida pelo papiloma, vírus humano que causa cânceres e verrugas genitais, atingindo meninos e meninas. A vacina só é administrada na adolescência, daí a importância da conscientização.

Vacina

A vacina contra o HPV estão sendo ofertadas nas Unidades Básicas de Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). A meta do ministério é vacinar, com as duas doses, 80% dos adolescentes, tanto meninas quanto meninos.

A vacina é voltada para meninas com idade entre 9 e 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Eles devem tomar duas doses, com intervalo de seis meses entre elas.


Leia mais

Governo lança vídeos para esclarecer fake news sobre vacinação

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -