23.3 C
Vitória
sexta-feira, 29 março 2024

Estados Unidos atacam o Estado Islâmico na Síria

Estados Unidos atacam o Estado Islâmico na Síria

A execução de dois jornalistas americanos, em retaliação pelos ataques que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama ordenou para salvar a minoria yazidi cercada numa montanha no Norte do Iraque, acabou por arrastar o dirigente para um conflito que durante muito tempo quis evitar.

Surgiram antes do esperado e com uma intensidade muito superior à campanha de bombardeamentos aéreos iniciada em agosto no Iraque. Com o apoio de cinco países árabes, os Estados Unidos atacaram ontem (23/09), por ar e mar, bases do Estado Islâmico na Síria, dando início à segunda fase de uma operação arriscada e sem fim à vista.
Pouco antes dos ataques, Washington indicou ao regime sírio que iniciaria as operações.
Um ano depois de ter abortado os ataques aéreos contra a Síria em retaliação contra os ataques químicos nos arredores de Damasco, Obama carimbou a entrada definitiva dos EUA na guerra civil síria. Não contra o regime do Presidente Bashar al-Assad, mas contra um inimigo comum — o grupo jihadista Estado Islâmico, que se apoderou de uma faixa de terreno entre a Síria e o Iraque para aí decretar um califado, perseguindo minorias e todos os que se opõem à sua lei do terror.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -