Curso Formação de Coaching para Vida Cristã inédito no Espírito Santo

Marcelo Homci ministra curso até este sábado na AC Choaching

Palestrante, consultor, hipnoterapeuta, master coach, preparador e treinador mental, Marcelo Homci realiza o curso Formação de Coaching para Vida Cristã em julho e agosto, no Espírito Santo.

O especialista fundou a Academia Panamericana de Coaching, estudou nos Estados Unidos e na Ásia e atua como coach de executivos, empresários, treinadores, atletas e líderes do esporte de alto rendimento.

Especialista em liderança, motivação comportamento e treinamentos vivenciais, ele será trainer do curso Formação em Coaching Cristão, que está sendo ministrado pela primeira vez no Espírito Santo. O primeiro módulo será de 5 a 8 de julho e o segundo de 9 a 12 de agosto, no Centro Acadêmico do Coaching (ACC), em Vila Velha.

Analista comportamental pela Universidade Quantum e pela SOLIDES, ele é Advanced Master Coach pela Graduate School of Master Coaches, membro do International Coaching Council e da CCF – Certified Coaches Federation.

Confira a entrevista concedida à Comunhão!

O processo de treinamento e formação de um líder cristão é igual ao de um outro profissional? Como funciona?
O processo de formação de um coach tem ferramentas e técnicas específicas para que a pessoa aumente e desenvolva o seu potencial. Ela consegue elaborar e entender melhor suas metas a partir de seu autoconhecimento, do aumento de sua percepção e autoconsciência e de sua responsabilidade. Isso funciona para as duas situações, tanto para líderes cristãos quanto para qualquer outra pessoa. O que diferencia é a forma de contextualização. Se for voltada para a vida e liderança cristã, todos os exemplos e assuntos abordados serão neste contexto. Também depende do grupo que vai passar pelo processo de formação. A linguagem é personalizada para este segmento, sem a mudança da metodologia, que é uma base usada em todo mundo. Por exemplo, quando falamos de treinamento para o segmento cristão, tratamos sobre preceitos, missões e chamados voltados para este tema.

O que é um coach cristão?
É aquela pessoa que conhece o processo de coaching e tem as técnicas e as ferramentas para atuar como o profissional que ajuda as pessoas a desenvolverem questões relacionadas ao aspecto cristão, como missão, visão, autodesenvolvimento e ministério.

Quais conceitos ajudam a aumentar o potencial criativo na liderança, visando a superação de desafios?
Para que funciona o processo de coaching? Serve exatamente para eliciar na pessoa o processo criativo, o seu potencial, a forma como ela precisa encarar as coisas a fim de superar obstáculos para alcançar objetivos. Então, se a gente fala sobre liderança, sabemos que serão abordados aspectos que podem ser desenvolvidos, como persuasão, comunicação, a própria gestão da vida e do tempo, a forma como os desafios podem ser encarados, o jeito de conduzir equipes, etc. Assim, o coach serve justamente para fazer com que qualquer pessoa que se submeta a este processo identifique o que fazer para ser o melhor líder. E aí, sim, conquistar seu melhor desempenho. O coach vê nas pessoas o que elas têm de melhor e auxilia no aprimoramento e desenvolvimento das qualidades. Através de técnicas, ele faz com que a pessoa perceba o que há de melhor em cada um. O coaching lança mão de algumas ferramentas e a psicologia é uma das grandes ciências que empresta muitas informações para o formação de coaching. Gestalt, terapia comportamental e até a psicanálise são exemplos disso. A psicologia positiva está entre as que mais colaboram neste processo. Entender e procurar replicar alegrias, pensamentos e ações positivas e virtudes é importante e é aplicado por meio do positivismo.

A criação do curso de coaching para o público cristão aconteceu pela demanda atual? Há muitos jovens líderes no país?
Hoje, entendemos que o coaching está muito voltado para o segmento empresarial e não tem entrado nas igrejas com uma linguagem apropriada. Então, percebemos um nicho de mercado e que seria a hora de iniciar essa formação para este público específico de líderes cristãos. O coaching teve início de forma mais estruturada na era moderna em universidades e logo em seguida foi para o esporte, sobretudo no remo. Depois começou a ser desenvolvido no mundo corporativo. Um segmento tão importante como o da comunidade cristã pode receber esse tipo de treinamento, assim como outras grandes correntes de desenvolvimento humano. Esse processo de coaching para líderes cristãos se desenvolveu nos Estados Unidos e está sendo muito difundido e aplicado. Aqui no Brasil, a AC Coaching é pioneira e oferece este curso. Há demanda deste segmento no país.

Ter objetivos a serem alcançados é importante para manter-¬se motivado? Por quê?
Quem não sonha, vive dormindo. É engraçado, dizer isso, mas sonhar é também construir etapas na sua própria vida, desde que não fique só no sonho. É preciso que esse sonho projete algum desejo, visão ou alguma necessidade de aprimoramento e que ela siga passo a passo para conseguir alcançar o que almeja. Sonhos são apenas inspirações. O processo de coaching até faz você sonhar, mas te ajuda na construção das etapas para alcançá-lo. Transformamos os sonhos em metas. Costumamos chamá-las de metas smart, que é um acrônico em inglês que quer dizer que toda meta precisa ser específica, mensurada, alcançável, relevante e baseada no tempo. Em cima disso, traçamos um plano de ação. Precisamos pensar também qual é o elemento que me motiva. O processo de coaching nada mais é do que uma meta com asas.

Manter-se sempre motivado, todos os dias, para algumas pessoas é uma tarefa difícil. Como manter a motivação pessoal? E a profissional?
Uma das formas mais fáceis da gente se manter motivado é entender o motivo pelo qual a gente vive, qual é o nosso propósito. E isso pode ser norteado em cima dos nossos valores, da família, dos amigos, entre outros. Para ter motivação basta acordar e dizer “bom dia, Deus. Muito obrigado, pois estou aqui em mais um dia para cumprir a minha missão”. A partir daí, encontrar outras coisas no dia a dia que os motivam a respirar, a sorrir, a andar. Descubra seu propósito. Quando você encontra isso, a motivação surge. Aliás, ela não deixa de existir, mesmo que a gente esteja cansado. Tem gente que quando chega a sexta-feira dá graças a Deus porque ficará dois dias longe do trabalho. Mas eu trabalho no final de semana e não fico descontente com essa situação, pois sei que muita gente vai se apropriar de conhecimentos que vou passar e se tornarão melhores com o aprendizado. Quando descobrimos para o que viemos, tudo acaba tornando-se alegre e feliz, mesmo que a gente tenha tristezas momentâneas.

A Bíblia influencia na tomada de decisões dos cristãos. O senhor também a utiliza em suas apresentações? Como?
Muitas vezes crio contextos que lançam mão do que está na Bíblia. Mas vale lembrar que a utilizamos o processo de coaching para desenvolver a vida cristã de todas as denominações. Gero situações que estão voltadas às passagens bíblicas principalmente quando falo sobre missão, visão e valores de vida.

Como a formação de coaching pode ajudar um líder cristão no seu ministério?
Ajuda a desenvolver pessoas, fazer com que elas percebam como elas vivem. Serve como apoio, como suporte. Uma pessoa que aprende técnicas de coach aprende a questionar o outro a fim de fazê-lo descobrir sua missão, sua visão e seus valores e acaba fazendo com que determinadas perguntas a motivem a viver uma vida ainda mais plena.

Serviço
Local: Centro Acadêmico do Coaching (ACC) – Avenida Jerônimo Monteiro, nº 1385, 1º andar – Vila Velha – Centro
Data: 1º módulo 5 a 8 de julho / 2º módulo 9 a 12 de agosto
Informações e matrícula: E-mail comercial@accoaching.com.br ou por telefones: 27 3534-9854 / 99502-3156