RJ – Escola Bíblica Dominical vira patrimônio imaterial

Samuel Malafaia, autor do projeto. Foto: Reprodução

Projeto de lei é de autoria do deputado estadual Samuel Malafaia. No Brasil, a primeira Escola Bíblica Dominical foi instalada em 19 de agosto de 1855, em Petrópolis (RJ)

Rio de Janeiro – Um decreto da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), sancionado pelo governador do Rio, Wilson Witzel, declara a Escola Bíblica Dominical como “Patrimônio Imaterial do Estado”.

A declaração foi assinada na última quinta-feira (10) e publicada no Diário Oficial do dia (11), como Lei nº 8282 DE 10/01/2019. O projeto de lei é de autoria do deputado estadual Samuel Malafaia (DEM). Ele justificou a implantação da norma por conta da importância da Escola Bíblia para a formação de crianças, jovens e adultos na vida cristã.

“A Escola Bíblica Dominical faz parte do papel da igreja, pois Deus usa essa ferramenta para o crescimento qualitativo do Reino de Deus, ou seja, preparar crentes maduros capazes de produzir frutos. Levando seus alunos ao ensino da Palavra de Deus de maneira eficiente, a fim de conduzi-los ao conhecimento da verdade e a experiências reais com Deus”, defendeu o deputado ao justificar o projeto.

Acesse aqui para saber mais sobre a lei

O que é Patrimônio imaterial

Patrimônio Cultural Imaterial ou Intangível compreende as expressões de vida e tradições que comunidades, grupos e indivíduos em todas as partes do mundo recebem de seus ancestrais e passam seus conhecimentos a seus descendentes.

Apesar de tentar manter um senso de identidade e continuidade, este patrimônio é particularmente vulnerável uma vez que está em constante mutação e multiplicação de seus portadores. Por esta razão, a comunidade internacional adotou a Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial em 2003.

Sobre a Escola

Conhecida como Escola para estudos bíblicos, a Escola Bíblica Dominical (EBD) surgiu na Inglaterra por volta do ano 1737, provavelmente por John Wesley. No Brasil, a primeira Escola Bíblica Dominical foi instalada em 19 de agosto de 1855, em Petrópolis (RJ).

O fundador foi o casal Robert Kalley e Sarah Poulton Kalley. Robert foi um médico e missionário escocês de denominação Congregacional. É conhecida como a maior Escola do mundo. Ela acontece em várias denominações tradicionais no mundo como Batista, Presbiteriana, Metodista, Assembleia de Deus, Quadrangular, Luterana. E funcionam no mesmo formato.

Cada igreja evangélica tem autonomia para definir o currículo e a forma como as aulas são ministradas. Normalmente existe divisão de salas por idade e em cada uma delas é tratado de um tema. Cada sala tem um professor que ministra a aula e media a participação dos alunos, respondendo perguntas ou fomentando a discussão sobre o tema proposto.

*Com informações de evangelização.blog e Assembleia do Rio de janeiro


Leia mais

Jovem evangeliza e estimula e estudo da Bíblia
O estudo da bíblia na Albânia é um diferencial
Estudo aponta que quem lê a Bíblia regularmente fica menos estressado
Conheça a Bíblia de Estudo do Discipulado

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!