Chuva castiga o ES – Capixabas estão ilhados

Jardim Marilândia, em Vila Velha, é um dos bairros castigados pelas fortes chuvas. – Foto: Reprodução / Next Editorial

As fortes chuvas que atingem a Grande Vitória causam vários pontos de alagamento. Motoristas encontram dificuldade em chegar aos bairros. Previsão do Incaper é de pancadas de chuva até o domingo.

A chuva que chegou nesta quinta (8) à região metropolitana da Grande Vitória parece não dar trégua. Há pontos de alagamentos em vários pontos e muitos capixabas estão ilhados. Na noite de ontem, com a interdição do Terminal de Vila Velha, um dos eixos centrais do Sistema de Transporte Coletivo da região, usuários permaneceram por até quatro horas nos ônibus, em percursos que em dias normais duram no máximo 50 minutos.

Nesta sexta (9), ruas de toda região Metropolitana e também de municípios do interior amanheceram alagadas. Algumas repartições públicas deixaram de funcionar. Motoristas relatam dificuldades em passar por vários bairros. Muitos estão fazendo rotas alternativas ou indo apenas até certo ponto do itinerário. E Vila Velha, as aulas de todas as escolas foram suspensas.

Alerta
Defesa Civil de Cariacica,ES em um dos morros em que a geomanta despencou. Foto: Michel Sabarense

Ontem (08), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta de perigo para maior parte do Espírito Santo por conta das chuvas.

De acordo com o informativo, haverá precipitação entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Por isso, há risco de alagamentos, de deslizamentos de encostas e de transbordamentos de rios em cidades com tais áreas de risco.

O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) complementou a informação explicando que o quadro não deve mudar até segunda-feira (12), porque uma frente fria chegou ao Estado e não deve se dissipar até o início da próxima semana.

O Inmet orienta não enfrentar o mau tempo. Se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Em caso de situação de inundação, ou similar, proteger os pertences da água envolvendo em sacos plásticos

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!