Energia verde: solução inteligente e sustentável

Foto: Arquivo Comunhão

Faculdade sediada em Vitória (ES) quer ser a primeira instituição 120% sustentável do Brasil. E inaugurou um Estacionamento Verde, com sistema que possibilita a captação da energia solar.

O mundo vem apresentando sinais de que a ação humana está degradando de forma cada vez mais nociva os seus recursos naturais e com isso passa-se a cobrar da sociedade atitudes que possam solucionar esses problemas. Sabe-se que a humanidade é cada vez mais dependente do consumo desses recursos e que o esgotamento dos bens naturais trará sérios problemas em diversos campos, colocando em risco a nossa própria existência. O desafio agora é procurar soluções para continuar com o modo de vida sem causar tantos impactos ao meio ambiente, ou seja, usar os recursos do planeta de forma consciente, garantindo que as próximas gerações também possam deles usufruir.

No final do século XX, questões ambientais passam a ser tratadas num âmbito cultural e político. Isso se deve ao fato de a sociedade iniciar uma percepção de que a degradação e o esgotamento dos recursos naturais e energéticos são ameaças reais que podem resultar em um colapso mundial. Tal quadro nos leva a refletir sobre o papel da gestão organizacional nesse contexto, onde a humanidade presencia catástrofes e crises ambientais provenientes de anos de descaso e agressão à natureza.

A faculdade Fucape Business School, localizada em Vitória (ES), consciente de seu papel educacional, identificou a necessidade de desenvolver um projeto de âmbito sustentável e repassou a questão para a discussão em sala de aula entre alunos dos cursos de graduação da instituição, que apresentaram ideias para o desenvolvimento de um plano. E, assim, nasceu o Fucape 120% Sustentável, lançado oficialmente em fevereiro de 2016.

O professor doutor Valcemiro Nossa, cofundador da instituição, explica que o projeto tem como objetivo mitigar 100% do impacto que a Fucape causa à natureza e ainda retribuir 20% a mais ao meio ambiente. A Usina Fotovoltaica denominada de “Estacionamento Verde” é um dos pilares da estrutura, que tornou possível à instituição funcionar com 100% de energia verde.

O Estacionamento Verde gera 158 MWh/ano ou 13.167 kWh/mês ou 433 kWh/dia. Isso significa uma economia em torno de 60%. “A economia gerada pela baixa redução da conta de energia será destinada para o fundo de financiamento do projeto. Além disso, o estacionamento também passará a ter uma cobrança por horas de utilização, que também terá seu resultado financeiro destinado ao fundo. A governança do fundo será realizada de forma transparente por um grupo de alunos integrantes da empresa júnior da instituição, a Fucape Jr.”, pontuou o professor.

Além do estacionamento fotovoltaico, o projeto envolve ainda a captação de água pluvial, a logística reversa de todos os equipamentos e materiais utilizados, a promoção da Carona Solidária entre alunos e, por fim, a recuperação vegetal das nascentes que alimentam o Rio Santa Maria, fornecedor de água para a Grande Vitória. Tais atividades ainda serão implementadas. A Fucape espera atingir o patamar de 100% sustentável até 2019, com a implantação de todas as ações, e, em 2035, alcançar a meta de 120%.

Para quem deseja seguir o exemplo e investir em energia limpa, o professor explica que é possível conseguir financiamento específico para essas questões de sustentabilidade com custo financeiro menor. “Vale ressaltar que está havendo um grande movimento nesse sentido. São muitas empresas que têm vindo à Fucape conhecer o nosso trabalho com vistas a desenvolver seus projetos.”

O QUE É ENERGIA FOTOVOLTAICA?

Energia fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir de luz solar. Pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto mais intensa for a radiação solar, maior será a quantidade de eletricidade produzida.

O processo de conversão da energia solar utiliza células fotovoltaicas (normalmente feitas de silício ou outro material semicondutor). Quando a luz solar incide sobre uma célula fotovoltaica, os elétrons do material semicondutor são postos em movimento,
gerando eletricidade.

A energia fotovoltaica é uma tecnologia 100% comprovada. Sistemas desse modelo conectados à rede elétrica já são utilizados a mais de 30 anos.

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!