Educando com a Bíblia

Erní Walter Seibert

Um casal decidiu que para educar seus filhos iria, todos os dias, ler uma história da Bíblia para eles.

Para facilitar a tarefa, compraram uma Bíblia ilustrada para crianças. Eles acreditavam que, com isso, conseguiriam dar uma educação melhor para seus filhos.

Na primeira noite, abriram a Bíblia e leram a história da criação do mundo. Viram com alegria que seus filhos concluíram que tudo o que existe foi criado por Deus. Isso fazia sentido. Coisas tão complicadas como a vida, os seres humanos, os animais, as plantas e os minerais existem porque alguém muito inteligente – na Igreja falam em onisciente – teve a capacidade de planejar e criar tudo. Este alguém, os filhos aprenderam pela leitura da Bíblia, era Deus.

No dia seguinte, os pais leram a história da criação do ser humano. Deus criou Adão e Eva. Os filhos reconheceram que na família deles havia homens e mulheres. Ficaram felizes em aprender que seus pais tinham recebido o dom de ter filhos. Isso permitia criar famílias. O plano de Deus continuava acontecendo.

Nos dias seguintes, aprenderam sobre a origem do mal, a queda do homem em pecado. Aprenderam na sequência que Deus tinha um plano para solucionar o problema do mal. Ao terminar de ler a Bíblia, a família sabia muitas coisas, compreendia a si mesma, ajudava os outros, confiava em Jesus. Aprendeu a perdoar, a dar uma nova chance, a repreender e andar nos caminhos de Deus. Isso fez a família mais feliz. E tudo isso aconteceu porque os pais decidiram ler a Bíblia em família.

Bíblia e família são dois temas entrelaçados. Quem não gostaria de ter uma família como a que descrevemos anteriormente? E não é difícil fazer o que foi sugerido. A família melhora. Hoje, são levantadas muitas teorias sobre a família. Mas a vida em família não precisa ser complicada. Ela pode ser simples e mantida simples.

Com este artigo, quero ajudar a lembrar que a Bíblia pode e deve ser incluída na vida em família. Se a leitura da Bíblia em família fosse mais praticada, certamente, haveria famílias mais bem constituídas e unidas. Isso por si só já é uma bênção. E isso resultaria em igrejas melhores e em uma sociedade melhor. Bíblia e família, um tema necessário.


Erní Walter Seibert, diretor executivo da Sociedade Bíblica do Brasil. Doutor em Ciências da Religião, é mestre em Teologia e tem MBA em Marketing de Serviço.

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!