24.9 C
Vitória
terça-feira, 19 março 2024

Dons espirituais para a Igreja

Dons espirituais para a Igreja. Foto: Freepik
Dons espirituais para a Igreja. Foto: Freepik

Os dons espirituais são manifestados no meio do Corpo de Cristo para a edificação da Igreja do Senhor no mundo

 Por Fabiana Tostes

A ordem de Jesus aos Seus discípulos, antes de ascender aos céus, era um desafio e tanto para aqueles poucos homens que decidiram servir e seguir o Rei dos reis: “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos” (Mt 28:19-20).

Evangelizar o mundo, ir a todas as nações, ensinar e batizar a humanidade. Como que 11 homens, dos mais simples e humildes daquela geração, cumpririam tão grande tarefa? Ainda mais num mundo sem telefone, sem internet, sem rede social ou WhatsApp. Como percorreriam todos os cantos, todas as vielas, ruas e avenidas, bairros e tribos, cidades e vilarejos, países e continentes?

Ciente da capacidade humana, Jesus nunca daria uma ordem que não fosse possível cumpri-la. Ele sabia que não seria na força do braço que os apóstolos conseguiriam executar tão grande tarefa. Sabia que somente através de uma capacitação espiritual e sobrenatural, Sua Igreja iria crescer e ser edificada no mundo. Foi então que revelou: “Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra” (At 1:8).

- Continua após a publicidade -

 Além da vinda do Espírito consolador, Jesus também estava prometendo uma capacitação sobrenatural aos Seus discípulos: os dons espirituais. Listadas no livro de 1 Coríntios, capítulo 12, tais qualidades não podem ser confundidas com o fruto do Espírito (Gl 5:22-23), já que os dons são dados por Deus, seguindo tão somente a Sua soberania, enquanto o fruto é alcançado mediante a entrega pessoal de cada crente de sua vida nas mãos de Cristo. “Os dons são conferidos pelo Espírito Santo segundo a soberania de Deus para o desenvolvimento da Igreja na terra. O apóstolo Paulo fala do fim útil dos dons, que é ser útil para a igreja local. É uma escolha soberana de Deus, o que são escolhas nossas são o fruto do Espírito Santo”, afirmou o pastor batista Josué Amorim. À frente das igrejas Batista Central da Serra e Primeira Igreja Batista de Vista da Serra I, ele ressalta o caráter natural e sobrenatural dos dons.

“Deus continua curando? Sim. E Ele, para curar, usa diversas formas, inclusive remédios e médicos” – Pastor José Ernesto Conti

Apesar de serem notáveis e presentes na igreja, há uma certa preocupação sobre o ensino dos dons espirituais. O pastor Josué Amorim disse que usa as aulas da Escola Bíblica para ensinar a membresia. O pouco conhecimento nessa área, principalmente por parte das denominações mais novas, é a preocupação do pastor José Ernesto Conti, da Igreja Presbiteriana Água Viva, do bairro Estrelinha, em Vitória. “Percebo pouco estudo, pouco conhecimento nessa área. Creio que as Igrejas históricas já procuraram fazer um estudo mais sério, porém, nem todas as Igrejas mais novas já o fizeram. E isso é preocupante”, alertou.

“Eu creio na contemporaneidade dos dons e que sempre estiveram presentes na Igreja. Talvez durante um bom tempo adormecidos, mas precisamos entender como esses dons se processam nos dias de hoje. Deus continua curando? Sim. E Ele para curar usa diversas formas, inclusive remédios e médicos”, acrescentou Conti. Na Igreja Batista Filadélfia, em Vitória, além de serem ensinados, os membros são motivados a buscar os dons espirituais para a vida em comunidade.

Há também muitos ministérios baseados nos dons de cada membro da igreja. “Cremos que os dons existem e se manifestam hoje, por isso os buscamos e os praticamos. Os dons têm um fim, que é a capacitação para testemunhar do poder de Deus. E isso representa uma grande diferença. Os dons dão o respaldo ao que se é falado e pregado”, afirmou o pastor Elmir Dell’Antonio, responsável pelo ministério de evangelismo e missões.

“Cremos que os dons existem e se manifestam hoje, por isso os buscamos e os praticamos” – Pastor Elmir Dell’Antonio

Ele citou um ministério como dependente exclusivamente de um dos dons: o evangelismo profético batizado de “Caça ao Tesouro”. “Pedimos a Deus para nos dar sinais, revelações, e Deus nos mostra pessoa, características, compartilha conosco situações e nos revela o que está em oculto. Aí, saímos às ruas e normalmente encontramos quem Deus nos mostrou por meio de revelação. O dom auxilia na pregação do Evangelho”, explicou o pastor.

O estudante Felipe Apolinário, de 22 anos, é prova disso. Ele faz parte do grupo de evangelismo da igreja e já viveu diversas experiências com o dom que Deus tem dado a ele. “Pela Palavra de Conhecimento que Deus tem derramado sobre nós, o evangelismo profético se torna extremamente eficiente. Nós nos reunimos, oramos, pedimos para Deus nos dar características específicas para encontrarmos alguém na rua para compartilhar uma palavra, fazer uma oração ou ajudar a pessoa em algo que Deus nos mostrar”, comentou o jovem.

O evangelismo profético é apenas um ministério criado a partir dos dons espirituais. Outros, como o de libertação e o de cura interior, também fazem parte da realidade da igreja e tem feito a diferença na vida dos membros da Filadélfia. Não só nos dias do Pentecoste, quando o Espírito Santo desceu sobre os discípulos (Atos 2), mas também nos dias de hoje, a manifestação dos dons pode ser buscada e vivenciada pela igreja, que precisa, cada vez mais, ser uma testemunha capacitada e poderosa da presença de Deus nesta geração.

“Os dons são naturais, pois de fato existem e são notórios na igreja. Mas também são sobrenaturais porque vêm de Deus” – Pastor Josué Amorim

Os dons espirituais

  1. Palavra de sabedoria: É a manifestação da sabedoria de Deus, acima da sabedoria comum.
  2. Palavra de conhecimento: Quando é manifestado o dom de ciência, de revelação ao que está oculto, a respeito de situações, pessoas e circunstâncias.
  3. Fé: Não se trata da fé para salvação, mas de uma fé sobrenatural, capacitando a pessoa para crer em Deus e em Seu poder e realizar feitos extraordinários.
  4. Cura: Dom que pode ser manifestado através do tratamento terapêutico, para curar certa enfermidade, ou por meio da Palavra de Deus, de forma instantânea.
  5. Operação de milagres: É a alteração do curso natural da vida e nas leis da natureza.
  6. Profecia: É a explanação da Palavra de Deus, de uma forma que traz a verdade para libertar e luz ao Evangelho para salvação dos homens.
  7. Discernimento de espíritos: Capacidade de discernir se tal acontecimento, seja um fato comum ou uma manifestação sobrenatural, vem de Deus ou não.
  8. Variedade de línguas: Capacidade de falar a língua dos anjos, para edificação pessoal, ou um outro idioma, mas que possa ser traduzido para edificação da igreja.
  9. Interpretação de línguas: Dom para interpretar a língua falada e que não seja de conhecimento de todos, seja uma língua angelical ou em outro idioma.

Esta matéria foi publicada originalmente na edição 208 da Revista Comunhão, de Dezembro de 2014. As pessoas ouvidas e/ou citadas podem não estar mais nas situações, cargos e instituições que ocupavam na época, assim como suas opiniões e os fatos narrados referem-se às circunstâncias e ao contexto de então.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -