27.1 C
Vitória
quarta-feira, 24 abril 2024

O dom do silêncio: como orar sem palavras

Foto: Pixabay

Quando permitimos que a nossa oração seja um completo silêncio, sem evitá-la nem esperando que ela seja preenchida, aprofundamos nossa amizade com Deus.

Há muitas maneiras de orar: na igreja, em casa, na natureza, no trabalho, de joelhos, na cama, na mesa da cozinha, no carro, com a família, com amigos, com estranhos, sozinhos. Nossas orações podem ser simples ou eloquentes; podem ser profundamente pessoais ou repetir as orações de outros. Mas apesar de suas muitas diferenças, a maioria das orações envolve palavras. Às vezes essas palavras são planejadas, às vezes improvisadas. Às vezes são formais, às vezes coloquiais. Às vezes elas são acompanhadas de risadas, outras vezes com lágrimas. Às vezes as palavras que usamos para orar ecoam através dos tempos, outras vezes são novas e novas. Às vezes temos que trabalhar duro para encontrar a palavra certa, outras vezes elas correm em abundância.

Eu experimentei este dilema muitas vezes. De fato, os momentos em que mais senti o desejo de orar também foram os momentos em que as palavras pareciam pequenas demais, vazias demais, vazias demais. Às vezes, quando me sinto sobrecarregada de emoção, com pesar ou alegria; vezes em que, de repente, me sinto desconcertada por um belo pôr-do-sol ou flor; vezes quando sinto que minha mente está cheia de ansiedade; vezes quando me sinto desesperada e deprimida. Nestes momentos, é difícil orar porque as palavras parecem insuficientes ou muito trabalhosas. Nessas ocasiões, sinto a atração de estar em Deus, mas não consigo encontrar palavras que me permitam fazer isso.

Passei a maior parte da minha vida acreditando que esses tempos são um teste da minha fidelidade ou desejo de agradar a Deus. Eu iria empurrar e comprometer minha energia mental para encontrar as palavras para dizer algo a Deus ou eu iria ignorar o desejo e continuar com o meu dia? Mais recentemente, percebi que ambas as respostas são equivocadas e que, na verdade, perdi um fato importante sobre a oração. A oração não é apenas falar com Deus, mas também ouvir a Deus, não apenas com nossos ouvidos, mas com todo o nosso ser. Não é algo que simplesmente fazemos, mas algo que nos abrimos para receber.

A oração é um dom: um convite para deixar tudo o que é falso ou fugaz e reorientar-se para aquele que é a fonte de todo ser e amor. Deus não depende de nossas orações, mas ele se deleita nelas, da mesma forma que um pai se deleita no afeto livremente dado por seus filhos. E muito parecido com esses momentos de ternura entre pais e filhos, nossa vida de oração não exige palavras.

- Continua após a publicidade -

Olhando através dessa lente, aqueles momentos em que sentimos um desejo de orar, mas não temos palavras, deixam de indicar o fracasso, mas, ao contrário, são um sinal de bênção. Quando somos dominados pela alegria ou pelo pesar, ou quando somos surpreendidos por uma beleza indescritível, ou quando nossas mentes estão cheias de pensamentos ansiosos, a experiência de um empurrãozinho para orar é o Espírito nos convidando a estarmos presentes com Deus. Se tentarmos usar palavras nesses momentos, nossa oração será impedida. Precisamos descansar em Deus e confiar em que Jesus orando por nós, sempre, não necessariamente com palavras, mas como a Palavra. Thomas Merton, um dos grandes contemplativos modernos, explica isso lindamente:

‘É uma coisa arriscada de orar, e o perigo é que nossas orações se interponham entre Deus e nós. A grande coisa na oração não é orar, mas ir diretamente a Deus. Se dizer suas orações é um obstáculo à oração, pare com isso! Deixe Jesus orar. Graças a Deus Jesus está orando. Esqueça-se. Entre na oração de Jesus. Deixe-o orar em você … A melhor maneira de orar é: pare! Deixe a oração orar dentro de você, quer você saiba disso ou não. Isso significa uma profunda consciência de nossa verdadeira identidade… (que) pela graça somos Cristo. Nosso relacionamento com Deus é o de Cristo para o Pai no Espírito.’

Como sociedade, estamos acostumados a pensar no silêncio como uma falta, um vazio a ser evitado com qualquer distração que seja mais atraente: conversa fiada, música, TV, mídia social. Ou talvez pensemos no silêncio como um meio para um fim, um receptáculo vazio no qual algo pode ser colocado. Muitas vezes é assim que experimentamos a oração silenciosa na igreja. Nós nos sentamos em silêncio como forma de nos prepararmos para a oração ‘real’ que vem através das palavras. Ou ficamos em silêncio esperando que Deus diga alguma coisa, nos dê uma visão ou coloque palavras em nossos corações.

Mas às vezes o silêncio não é um vazio e nem uma espera, mas é o seu próprio ‘evento’ e tem sua própria plenitude. Podemos ser afortunados o suficiente para reconhecer essa experiência de estar com amigos verdadeiros: aqueles com os quais podemos simplesmente sentar em silêncio, comunicando em uma linguagem de presença amorosa, profundos demais para palavras. Da mesma forma, quando permitimos que a nossa oração seja um completo silêncio, sem evitá-la nem esperando que ela seja preenchida, aprofundamos nossa amizade com Deus. Soltamos nosso eu consciente e entramos em um lugar onde somos mantidos, conhecidos e amados.

Mesmo se pudermos aceitar que o silêncio pode ser uma forma profunda de oração, como oramos em silêncio? A princípio isso parece óbvio: você simplesmente para de falar! Mas quem tentou a meditação saberá quão difícil pode ser aquietar a mente. Mesmo que pensemos que não temos palavras com as quais orar, pode haver muito “ruído” mental quando tentamos ser obedientes ao gentil empurrão do Espírito e nos colocamos na presença de Deus. É muito difícil deixar ir e simplesmente ser.

Felizmente, muito tem sido escrito sobre a oração silenciosa e contemplativa – também conhecida como a oração do coração – e vários insights se repetem, incluindo o valor de sentar em uma posição ereta confortável, usando uma simples frase de abertura para direcionar nossos pensamentos a Deus. ‘Estou aqui, Senhor’ e uma palavra ou frase sagrada para nos ajudar a voltar para ele quando os pensamentos começam a nos enredar ou nos oprimir (por exemplo, Abba pai).

Mas, embora essas percepções sejam sábias e úteis, é importante que a oração sem palavras não se torne governada por regras e expectativas ou que comecemos a zombar da oração com palavras como uma forma de oração menor e mais superficial. Haverá momentos em que a prece silenciosa prolongada é impossível ou inadequada. Eu tenho filhos pequenos e muitas vezes sinto o empurrão para ficar quieta quando estou com eles, talvez em uma caminhada ou enquanto estou brincando ou na hora do banho. Nessas horas, não consigo adotar a postura “correta” ou ficar quieto por mais de um minuto. Em outras ocasiões, sinto o empurrão ao preparar o jantar ou tomar uma xícara de chá, e o movimento de mexer ou beber faz parte da minha oração sem palavras.

Outra coisa que notei é que a oração silenciosa geralmente flui ou é seguida por orações cheias de palavras. Em toda a nossa oração devemos lembrar que o importante não é o que fazemos ou como fazemos, mas o próprio movimento de nos voltarmos para Deus sempre que sentimos o empurrão dele e aprendemos a descansar nele.

‘Ao retornar e descansar você será salvo; na quietude e confiança será sua força ‘(Isaías 30:15).

*Com informações de Christianity Today. Por Jennifer Goodyer.


leia mais

Crescimento do ateísmo afeta a liberdade religiosa
Você não é culpado por sua doença mental

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -