Disponível vacinação contra HPV a partir da próxima segunda-feira

A partir da próxima segunda-feira (02/03), a Secretaria de Saúde da Serra disponibilizará a vacina Tetravalente contra o vírus Human Papiloma Vírus (HPV) para meninas entre 9 e 11 anos. Serão ofertadas três doses em períodos diferentes.

O medicamento será enviado pelo Ministério da Saúde e a vacinação será feita nas escolas e em todas as unidades de saúde do município. Toda a rede educacional vai receber os serviços de imunização, municipal, estadual e privada. A vacina vai prevenir contra o câncer de cólo de útero e tem o objetivo de reduzir a mortalidade por essa enfermidade.

A primeira dose vai ser administrada em adolescentes de 9 a 11 anos de idade. A segunda dose vai acontecer seis meses após a primeira dose e a terceira cinco anos após a primeira dose.

O Departamento de Imunização estima vacinar cerca de 80% das meninas em idade escolar. Para que a adolescente seja vacinada, os pais terão que assinar um termo liberando a medicação.

A vacina pode ser administrada simultaneamente com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, sem interferência na resposta de anticorpos a qualquer uma das vacinas.

A medicação é contra indicada para adolescente com hipersensibilidade ao princípio ativo, que á a levedura, ou que desenvolveram sintomas indicativos de hipersensibilidade grave após receber a primeira dose da vacina.

HPV
O vírus do HPV é transmitido pelo ato sexual. A vacina é destina exclusivamente à utilização preventiva e não tem efeito para infecção pré-existente da doença pré-estabelecida, portanto a vacina não tem efeito terapêutico no tratamento do câncer de cólo de útero e outras lesões.

Compartilhe

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!