Dia Nacional da Saúde lembra a importância do check up

Foto: Shutterstock

Visitar um médico anualmente é essencial para a saúde, principalmente a partir dos 35 anos

O Dia Nacional da Saúde é comemorado no hoje (5). É importante lembrar a importância de adotar hábitos saudáveis, além da realização de exames de rotina com frequência. O famoso “check up” pode detectar doenças de forma precoce e, consequentemente aumentar suas chances de cura.

Homens e mulheres, especialmente a partir dos 35 anos, devem fazer a revisão médica anualmente, como explica a médica Daniele Canal Provedel. “ O aconselhável é manter uma periodicidade anual, mas, em alguns casos, esse tempo pode e deve ser menor, como, por exemplo, em indivíduos portadores de diabetes, hipertensão ou colesterol alterado, evitando que essas patologias se agravem”.

Segundo a médica, existem várias complicações de saúde que podem levar meses ou até anos para gerarem sinais no corpo. “Quando esses sinais aparecem, a cura ou tratamento podem se tornar muito mais complicados. Quanto mais precocemente uma doença é descoberta, maiores as chances de combatê-la”, explicou Daniele.

A consulta médica periódica é acompanhada de uma bateria de exames. Eles têm função de detectar precocemente doenças, principalmente as que ainda não estão demonstrando sintomas. “Esse tipo de exame é chamado de rastreio. Eles variam de acordo com o sexo e faixa etária. O médico pode ainda solicitar exames adicionais, de acordo com seu histórico de saúde e doenças na família”, complementou e médica.


Leia mais

Monitore sua saúde pela palma da mão
Saúde no trabalho: bata esse ponto!

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!