Dezembro 2016 Edição 232

Luta contra a corrupção, crises política e econômica, impeachment, falta d’água, enchentes e o primeiro aniversário da tragédia em  Mariana (MG) são apenas alguns pontos que resumem este conturbado 2016. Porém, um outro fato, ocorrido em 29 de novembro, fez o país e o mundo pararem: a queda do avião que transportava para a Colômbia a equipe da Chapecoense, levando a óbito 71 pessoas. Naquele momento de desespero coletivo, todo o Brasil, que tem sofrido as consequências do colapso, uniu-se, manifestando solidariedade e compaixão. E mais, os colombianos mostraram que são um povo amigo e acolhedor. Rapidamente, fizeram o resgate dos corpos, conduzindo os sobreviventes aos hospitais da região. Todo esse empenho e organização estão rendendo bons frutos, já que a melhora dos que escaparam da morte no voo – três jogadores, dois tripulantes e um jornalista –  é contínua. Força, Chape!

Também destacamos em nossa matéria de capa um tema bem oportuno para mais um ciclo que se fecha: planejamento familiar. Para começar o ano com menos sufoco, falamos com especialistas do setor financeiro, que ensinam o bê-a-bá de um orçamento organizado. Uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio (CNC) mostra que 58% dos lares têm compromissos financeiros a honrar. O mesmo estudo aponta que 24,4% das famílias apresentam contas em atraso. Diante desses números, vale ficar atento a todas as dicas da reportagem.

Nesse cenário também está a Igreja. Durante toda a sua história, constatam-se iniciativas de discípulos de Cristo que levavam a Palavra e mantinham os crentes em comunhão. No Novo Testamento, encontramos essas ações dentro das casas dos fiéis. Atualmente, esses ajuntamentos, conhecidos como Pequenos  Grupos, Encontro nos Lares ou Igreja Doméstica, continuam seu trabalho.  O assunto está sendo tratado neste mês, já que essa forma de evangelizar está de novo em alta, como observa a tese de doutorado do Pr. Valdir Stephanini, “Aumento de Membresia ou Reconfiguração Eclesial?”. Nossa entrevista é com o Pr. Pedro Dulci. Organizador do livro “Igreja Sinfônica: Um chamado radical pela unidade dos cristãos”, ele desafia os rebanhos a atuarem efetivamente na promoção da Igreja.

A coluna “Na Estrada” traz um especial com os artistas que irão participar do Jesus Vida Verão 2017. Gabriela Rocha, Preto no Branco, Paulo César Baruk, Kleber Lucas, Fernandinho, Fernanda Brum e André & Felipe são as atrações já confirmadas para a  26ª edição do evento. O JVV será entre os dias 11 e 14 de janeiro, na Praia de Itapuã, em Vila Velha E tem mais, a seção “Pastor Responde” e os lançamentos de CDs, DVDs e livros.

Boas festas e boa leitura!

Mário Fernando Souza
Editor Executivo

 

Compartilhe