24.4 C
Vitória
quinta-feira, 18 abril 2024

Pastor Israel Ferreira é destituído da presidência da Assembleia de Deus de Salvador

Pastor Israel Ferreira é destituído da presidência da Assembleia de Deus de Salvador
Pastor Israel Alves Ferreira, da Assembleia de Deus de Salvador

Decisão é do Tribunal de justiça do Estado da Bahia. Foi por unanimidade. Presidente e Vice presidentes da Assembleia de Deus de Salvador foram destituídos dos cargos.

A decisão foi publicada no site do TJ-BA essa semana (09). Trata-se da destituição dos pastores Israel Alves Ferreira e José Pereira Lima dos cargos de presidente e vice presidente da Assembleia de Deus de Salvador (ADESAL).

A ação que resultou na destituição dos cargos dos dois pastores foi motivada pela Convenção Estadual das Assembleias de Deus na Bahia (CEADEB). Órgão é presidido pelo pastor Valdomiro Pereira da Silva.

Processo já dura sete anos. E se refere ao desligamento do Pastor Israel Ferreira, que deixou a Convenção da Bahia para criar uma nova no mesmo estado.

Pastor Israel solicitou seu desligamento em junho de 2010 quando era presidente. Em seguida criou a nova convenção. Depois, já na condição de ex-filiado, convocou assembleia extraordinária para deliberar o desligamento da Igreja junto a Convenção. Mas o estatuto da Igreja diz que para presidir a instituição o pastor presidente precisa estar filiado a Convenção.

- Continua após a publicidade -
Pastor Israel Ferreira é destituído da presidência da Assembleia de Deus de Salvador
Pastores reunidos na Convenção estadual da Assembleia de Deus da Bahia

“A Igreja será administrada por uma Diretoria composta de 07 membros que ficará assim constituída: Presidente, que é o pastor Igreja, indicado pela CEADEB e apreciado pelo ministério local. A CEADEB indicará um dos seus ministros à presidência da ADESAL, cuja indicação será apreciada pelo Conselho Ministerial,” diz o trecho do estatuto da Assembleia de Deus nos artigos 6º e 54.

Com base nisso, a Justiça entendeu que o pastores Israel Alves Ferreira (presidente) e José Pereira Lima (Vice), quando deliberam a saída da Convenção, não preenchiam mais os requisitos para ocuparem seus cargos na Igreja. Por isso, a destituição deles. A posse do novo presidente deve ocorrer nos próximos dias.

Outro lado

A Convenção das Assembleias de Deus na Bahia (CEADB) ainda não se pronunciou publicamente sobre o caso. Nem o pastor José Pereira Lima, que também teve o cargo destituído pela justiça.

Mas o pastor Israel Ferreira usou sua página no facebook para se defender. Publicou um documento informando que vai entrar com recurso contra a decisão da justiça. “Não há nenhum direito a qualquer convenção interferir no seio institucional, a não ser a CGADB”, declarou.

O pastor afirmou que segundo o estatuto interno da Assembleia de Deus de Salvador, ele ainda continua sendo pastor da igreja. Se defendeu dizendo que a diretoria jurídica da igreja a qual faz parte está destruindo a unidade da instituição. “O corpo jurídico da Adesal e sua diretoria estão a lançar mão de medidas para afastar quaisquer possibilidades de sucesso nos ataques por parte da Convenção contra a unidade e o patrimônio de nossa igreja”, concluiu.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -