Derrama seu juízo sobre a carne fraca

Depois das notícias desta semana, sobraram perguntas sem resposta: O que está acontecendo com nosso país? Será que a base de nosso capitalismo tupiniquim está tão podre que não resiste comer uma carnezinha vencida ou um pouco de cabeça de frango na salsicha? Será que empresas do porte de uma Sadia, Perdigão, … precisam adulterar seus produtos para poder sobreviver neste mercado cruel? Se, essas grandes empresas que tem a Fátima e o Tony para divulgar seus produtos fazem isso, imagine no frigorificozinho ali da esquina, o que será que estão colocando na minha mortadela preferida?

Não quero espiritualizar toda essa patifaria (Deus não merece). Mas Israel, quando começou a se afastar de Deus, a queda não foi só de adultério espiritual, mas os profetas nos mostram que a crise se alastrou em todas as áreas do relacionamento humano. Enquanto os contemporâneos Oséias (Amós, Isaías, Miquéias) se preocuparam genericamente com toda a depravação em Israel, Deus exige que nosso profeta se case e sua mulher se prostitui, querendo com essa mensagem, mais clara impossível, mostrar o grande amor que tinha por eles. Mas Oséias enxergou mais. Conseguiu ver que desde a base (povo) até o rei, o problema não era só de adultério espiritual, mas passava também pela degradação moral e financeira. Oséias nos mostra (em uma paráfrase dos cap 7 e 8) que quando Deus ficou disposto a ajudar a Israel, descobre que havia muito mais sujeira que se imaginava. A coisa estava tão feia que que havia ladrões por dentro (do governo) e por fora! Além disso, ainda desprezavam a soberania de Deus, dizendo pra ficar tranquilo que Ele não se lembraria da maldade deles. Não satisfeitos, com malicia e mentiras, sonegavam os impostos. Seu coração (empresários) é como o forno de suas industrias funcionando a noite inteira para queimar os juízes, ou seja, nem a justiça os alcançará. Efraim (empresários) são semelhantes a pães que ainda estão meio cru, ou seja, não sabem o que verdade ou mentira, e eles se negam a consertar seus erros. Eles estão sendo enganados, estão sem entendimento, falam “norte”, mas querem dizer “sul”, e ainda escarnecem de Deus.

Mas Deus disse: Põe tua boca na trombeta! A desgraça vai chegar. Rejeitaram o bem, então o mal cairá sobre eles. O inimigo vai persegui-los. Escolheram um congresso corrupto, governantes sem compromisso com a verdade, mas serão derrubados. Gastarão todo o dinheiro tentando se livrar, mas não conseguirão. Eles semearam ventos e vão colher tormentas, perderão todo dinheiro depositado na Suíça, vai acabar a mamata no BNDES … e ainda que negociem socorro de fora, eles serão reduzidos a nada. Fizeram seus churrascos com carne estragada, e vão sofrer as consequências. Todos voltarão para a cadeia! O fogo consumirá suas casas e seus palácios! (Leia Oséias 7 e 8)

Por experiência, com Deus não se brinca. Israel não levou a sério as advertências … o resultado foi cativeiro. Mesmo sabendo que todos (igreja incluída) sofreremos, mas nossa oração neste momento é: Derrama, Deus, seu juízo sobre nossa nação!

Compartilhe