Deezer Legends resgata a história da música gospel brasileira

Deezer Legends resgata história da música gospel brasileira
Os ministros de louvor David Quilan e Adhemar Campos protagonizam os dois primeiros episódios do projeto

A Deezer, plataforma streaming de música global, lançou, na última semana, o segundo episódio do Deezer Legends (Lendas do Gospel, em tradução livre). Com exclusividade para Comunhão, Lincoln Baena, editor de música cristã do serviço, nos contou sua expectativa sobre o projeto.

Lincoln Baena, editor gospel da Deezer

O projeto é uma iniciativa pioneira dentro do universo digital que consiste em minidocumentários sobre os grandes nomes da música gospel brasileira e conta, até agora, com dois episódios: o primeiro, protagonizado pelo cantor David Quilan, lançado em setembro deste ano, e o mais recente, sobre a trajetória de Adhemar de Campos.

“Queremos contar histórias, histórias verdadeiras”, adianta Baena. O objetivo do Deezer Legends é resgatar as origens, influências e importância do ministério desses ministros de louvor que ajudaram a escrever a história da música no país, dentro do segmento cristão.

“Quantas igrejas estão abertas agora? Neste exato momento, existem inúmeras pessoas aceitando a Jesus que não fazem ideia do que era e o que foi a música cristã no Brasil. O

A Deezer é pioneira do segmento, no formato de minidocumentários

Deezer Legends quer ajudar a resgatar essa história e ajudar os mais jovens a conhecer a trajetória das músicas que eles escutam hoje em nossas listas de lista de reprodução”, acrescenta o editor.

O projeto continuará em 2018, ainda sem novas figuras definidas. Mas segundo Baena, serão personagens que certamente contribuirão com a divulgação da história da música cristã no Brasil.

As canções dos cantores estão disponíveis na Deezer.


 Episódio I
"Quero ser como criança" e "Abraça-me" são grandes sucessos do cantor
A carreira de David Quinlan se iniciou aos oito anos de idade

Lançado em setembro de 2017, o primeiro documentário da série conta a história do irlandês David Quinlan, que também é pastor. Naturalizado brasileiro, sua trajetória de vida é marcada pelas novas propostas de adoração com liberdade durante as ministrações, que transformaram a música de sua época. O capítulo conta com depoimentos da cantora Nívea Soares, Gabriela Rocha e outros. Além disso, o cantor produziu um single exclusivo para a Deezer com a música “Abraça-me”, uma das mais conhecidas do ministro de louvor. Assista:

 

Episódio II
O cantor é autor de "Grande é o Senhor" e "Ele é exaltado"
Adhemar de Campos trabalha com música cristã há 43 anos

O segundo capítulo da série narra os desafios enfrentados pelo pastor Adhemar de Campos que foi o primeiro a incluir outros ritmos musicais no segmento cristão. Há mais de 20 anos, ele incluiu o atabaque em sua música, sendo que o instrumento de percussão de origem africana não era bem recebido nas igrejas cristãs. “Se você for na África, vai ser louvor com tambores e Jesus vai receber e vai abençoar aquele povo”, explica Adhemar no documentário. Neste episódio, cantores da música cristã contemporânea como Paulo César Baruk, Mauro Henrique e Juninho Afram, contam como receberam as influências musicais do pastor. Assista!

 

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!