Especialistas cristãos vão debater “suicídio” entre pastores

Wanderley Pereira da Rosa será um dos debatedores. Foto: Arquivo Comunhão

Por que pastores estão tirando sua vida? Um grupo de quatro especialistas vão debater o tema no primeiro Comunhão debate.

Os episódios recentes divulgados pela imprensa nacional chamaram atenção do público. Foram vários casos de suicídios entre pastores e líderes evangélicos. As tragédias aconteceram dois meses depois da campanha nacional de prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo.

A campanha mostrou que a cada 40 segundos morre uma pessoa no mundo por suicídio. No entanto essa estatística aumentou. Atenta a esse grave problema, a plataforma Comunhão reuniu um grupo de especialistas para o evento de estreia do “Comunhão: Debate”. O tema é “Suicídio: por que nossos pastores e líderes estão tirando a própria vida?”

Importância do tema

O diretor executivo da Comunhão, Mário Fernando ressalta a importância de se debater um tema como esse. “Temos o dever de apresentar ao publico cristão um assunto com tamanha relevância, ainda mais por que se trata de líderes ministeriais em nossas igrejas. Enquanto veículo de comunicação relevante que somos, o nosso compromisso é de mostrar essa problemática que tanto preocupa. Por isso, venha discutir com a gente as causas que têm levado um número cada vez maior de casos de suicídio na igreja”, declarou.

Conheça os Debatedores

Para o debate, Comunhão convidou especialistas de peso. Serão quatro pastores e estudiosos de Teologia, atuantes no meio evangélico, inclusive na saúde. Eles vão explicar as possíveis causas desse grave problema no meio cristão.

Pr Gedimar de Araújo Foto: Arquivo Comunhão

Pr. Gedimar de Araújo
Líder Nacional do Ministério de Apoio a Pastores e Igrejas (MAPI). É pastor desde 1986 da Igreja Evangélica Ágape em Santo Antônio. Formado em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Norte (Recife/PE).

Sobre o assunto o pastor já deu uma pincelada, em entrevista pela Comunhão. “Pastores têm uma tendência à solidão e a fazer tudo sozinhos. Muitos trabalham baseados na identidade de servo e não de filho. Não sabem ou não gostam de delegar para outros as tarefas que não são suas prioridades. Têm dificuldade para dizer não”, declarou.

Wanderley Pereira da Rosa
É Diretor Geral da Faculdade Unida em Vitória (ES). Bacharel em Teologia, Seminário Presbiteriano de São Paulo. Licenciado em Filosofia, pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestre em Teologia, Faculdades EST e doutor em Teologia, PUC/Rio.

Dr Ulisses Santos. Foto: Divulgação

Pr. Ulisses Moreira Santos
Médico com especialização em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria. É pastor da Igreja Batista Filadélfia. Coordenador do Curso de Psicanálise, com formação Teológica (Pneumapsicanálise) da Associação Evangélica de Psicanalistas e professor de Teologia do Novo Testamento (STEBES).

Segundo o médico, a saúde humana é interligada ao cérebro, que pode ter ligação com a depressão, uma das causas do suicídio. O inconsciente é mais de 95% do cérebro ativo. E apenas de 3% a 7%, chegando raramente a 12%, da atividade dele é que são processados pelo consciente.

Pr Erasmo Vieira

Pr Erasmo Vieira. Foto: Arquivo Comunhão

É Pastor Sênior da Igreja Batista Morada (ES). É bacharel em Teologia pelo Seminário Batista do Norte do Brasil. Psicólogo pela Faculdade Gama Filho-RJ, com especialização na Biscayne Bay Campus (BBC – Flórida, EUA), além de mestre em Teologia pelo Seminário Batista do Sul do Brasil.

Sobre o exercício do pastoreio o pastor alerta: “Ministério pastoral não é profissão. Não existe head hunter (caça-talentos) humano. Essa é função do Espírito do Senhor (2ª Crônicas 16: 9)”, declarou.


Fique ligado

Comunhão: debate, “Suicídio: por que nossos pastores e líderes estão tirando a própria vida?
Data: 22 de fevereiro
Horário: 8h30
Local: Hotel Easy Bristol Reta da Penha
Clique aqui para se inscrever gratuitamente


Leia mais

Comunhão Debate: Por que pastores estão tirando sua vida?

“Todo pastor precisa ser pastoreado”, ressalta Gedimar

Sucessão Ministerial

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!