23.8 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril 2024

Crise dos 40 anos é tema de lançamento da Hagnos em Bienal

Psicólogos e pesquisadores apontam: a mais poderosa crise psíquica acontece, no homem, por volta dos 40 anos de idade. O motivo, segundo os especialistas, recai sobre o fato deles, nessa época, se perceberem “ficando velhos”. Por conta disso, é muito comum, nessa idade, uma avaliação reflexiva da vida. Mas muito mais do que identificar onde se está e onde se quer ainda chegar, a marca do tempo revela a necessidade de se buscar novos desafios capazes de transformar o cenário em algo positivo.
Uma das formas de se passar pela crise sem maiores traumas é buscar inspiração na experiência de quem já passou por ela. No livro “A Oportunidade dos 40”, lançamento que a Editora Hagnos apresenta durante a XV Bienal do Livro Rio, o autor, Carlos Damberg, empresário e especialista em assuntos relacionados à área de Recursos Humanos fornece, senão a receita, orientações preciosas, muitas delas experimentadas pelo próprio autor, para quem está a caminho de alcançar a marca dos 40 anos.

Escrito de forma objetiva, com exemplos bastante elucidativos, “A Oportunidade dos 40” convida o leitor a identificar quais são os seus pontos fortes e suas potencialidades e a explorá-los nesta fase. Para início de conversa, o autor desmistifica a ideia de que, aos 40, a vida já está “ganha” e destaca a importância de se valorizar o momento presente. “No momento presente você possui influência, pode atuar, pode agir. As informações estão acessíveis e possíveis de serem analisadas”, pondera.

Auto-análise
O autor sugere um roteiro mental para análise das conquistas de vida já alcançadas e aquelas que ainda estão em vias de construção. Para facilitar o raciocínio e contribuir para a organização dos novos traços que contornarão a vida após os 40, ele propõe um plano de ação que depende, diretamente, do equilíbrio de quatro áreas específicas da vida: físico, relacional, mental e espiritual. Manter este conjunto em harmonia significa, segundo o autor, zelar pelo patrimônio mais importante do ser humano: “Revise, pelo menos uma vez por semana, essas quatro áreas. Essa prática irá lhe proporcionar uma vida com qualidade”, recomenda.

No transcorrer dos capítulos, o leitor vai descobrir que a estratégia para chegar aos 40 anos com gana para encarar, com vivacidade, outros 40, é manter a mente aberta e não se acomodar com padrões pré-estabelecidos. O que o autor pretende, através da obra, é mostrar que, a partir de uma percepção diferenciada das situações, com a eliminação de alguns bloqueios e com estímulos adequados, é possível aprimorar a maneira de pensar e, consequentemente, ser ainda mais feliz na maturidade. Vale a pena tentar.

- Continua após a publicidade -

Lançamento oficial do livro A Oportunidade dos 40, com palestra do autor Carlos Damberg, na XV Bienal Internacional do Livro Rio
Quando: 6 de setembro
Horário: 18h45 às 20h30
Onde: Durante a XV Bienal Internacional do Livro Rio, no auditório José Lins do Rego, Pavilhão Verde, Mezanino 2.

XV Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro
Quando: de 01 a 11 de setembro
Horário: das 10 às 22 horas
Onde: Riocentro – Avenida Salvador Allende, nº 6.555 – Barra da Tijuca/RJ
Estande da Editora Hagnos: Pavilhão Verde – Avenida L – Stand L08 (Em anexo ao estande da ASEC).

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -