Corpo retém mais líquido no inverno

Barriga estufada, seios maiores e pés inchados são sintomas da retenção de líquido, um desconforto típico da Tensão Pré-Menstrual (TPM). Mas a TPM não é a única vilã. No inverno, as mulheres tendem a praticar menos atividade física e, com isso, deixam de eliminar o sal em excesso, fruto da má alimentação, o que desencadeia a absorção de líquido.

“O sal é eliminado através do suor evitando a retenção. Sem isso, as mulheres tendem a sofrer mais com o inchaço do corpo”, explicou a nutricionista do Meridional Karoline Calfa. Segundo ela, também é preciso eliminar ao máximo o consumo de sal e, em paralelo, aumentar a ingestão de hortaliças e frutas. “Elas facilitam e prologam a digestão, melhorando a absorção de sais minerais que evitam a retenção”, acrescentou Calfa.

Beber ao menos oito copos de água por dia vai estimular os rins e melhorar a circulação, eliminando toxinas. Ainda de acordo com Karoline Calfa, do Meridional, também se recomenda evitar alimentos que fermentam e provocam gases, como repolho, couve, couve-flor, batata-doce. “E é fundamental buscar ajuda de um médico”, acrescentou.

Alerta!

Refrigerante à base de cola na versão diet também provoca retenção de líquido. “É uma bebida que contém adoçante à base de sódio, um tipo de sal. Além de reter líquido esse refrigerante aumenta a pressão sanguínea o que pode levar a hipertensão arterial”, esclareceu o farmacêutico da Saúde Farma, Paulo Palácio.

Compartilhe