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sexta-feira, 19 abril 2024

Consumismo infantil é tema de seminário em Vitória

Nos dias 27 e 28 de outubro, será realizado a segunda edição do Seminário Infância e Consumo, no Auditório da Rede Gazeta, em Vitória. O evento tem por objetivo aproximar a sociedade civil organizada, o Ministério Público, o Poder Judiciário e a iniciativa privada da discussão relativa aos os impactos do consumismo infantil na formação de hábitos alimentares e na sustentabilidade ambiental. Foram convidados professores e pesquisadores que atuam diretamente com os temas.

Alguns destaques da programação são a palestra sobre “Saúde, alimentação e sustentabilidade”, que será apresentada por José Augusto Taddei, especialista em nutrologia pediátrica da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), e a “Sociedade de consumo e a sustentabilidade ambiental”, pelo procurador do Estado de São Paulo, Marcelo Sodré. Ambos são conselheiros do Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana.

O Criança e Consumo será representado ainda pela advogada Tamara Gonçalves, da equipe jurídica, que abordará a palestra “Regulamentação da publicidade de alimentos dirigida a crianças como efetivação da proteção integral”. O professor Igor Brito, da Faculdade de Direito de Vitória (FDV) e integrante da Rede de Trabalho do Criança e Consumo, e o psiquiatra José Nazar também falarão sobre os impactos da publicidade dirigida a esse público.

Entre os demais convidados estão Haroldo Correia Rocha, Secretário de Educação do Estado do Espírito Santo, Luiz Roberto Campos da Cunha, presidente do Sindicato das Agências de Propaganda do Espírito Santo e Hélio Cesar Silva, doutor em comunicação.

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Lançamento
Durante o evento, o professor da FDV Igor Britto lançará o livro “Infância e Publicidade: Proteção dos Direitos Fundamentais da Criança na Sociedade de Consumo”, editado pela CRV e fruto de sua dissertação de mestrado recém-defendida. O livro discute como a participação precoce na sociedade de consumo de massa coloca em risco o desenvolvimento saudável das crianças. Nesse contexto, o autor chama a atenção para a influência da publicidade na formação de hábitos consumistas entre as crianças e suas implicações no universo jurídico.

Mais informações no site

Serviço:
Seminário “Criança e Consumo”
Data: 27 e 28 de outubro
Horário: 19h
Local: Auditório da Rede Gazeta de Comunicações – Vitória/ES
Interessados podem se inscrever gratuitamente pelo telefone: (27) 3025-2429 ou pelo site www.fdv.br/eventos.

Programação:

27 DE OUTUBRO
Mediação: Saint Clair do Nascimento Junior – Promotor de defesa do Consumidor de Vitória.
1) SOCIEDADE DE CONSUMO E IMPACTOS AMBIENTAIS DO CONSUMISMO NA INFÂNCIA
Marcelo Sodré – Procurador do Estado de SP, membro do Conselho Diretor do Greenpeace e membro do Conselho Consultivo do Projeto Criança e Consumo
Haroldo Correia Rocha – Secretário de Educação do Estado do ES

2) IMPACTOS DA PUBLICIDADE DE ALIMENTOS NA FORMAÇÃO DE HÁBITOS ALIMENTARES
“Saúde, alimentação e sustentabilidade”
José Augusto Taddei – médico livre docente em Nutrologia pediátrica, Unifesp – SP.
Luiz Roberto Campos da Cunha: Presidente do SINAPRO (ES).

28 DE OUTUBRO
Mediação: Yuri Varella – Instituto Civitas
1) SOCIEDADE DE CONSUMO E IMPACTOS AMBIENTAIS DO CONSUMISMO NA INFÂNCIA
Hélio Cesar Silva – Professor Doutor em comunicação pela PUC – SP.
Igor Brito – Professor da FDV e autor do livro “Infância e Publicidade”.

2) IMPACTOS DA PUBLICIDADE DE ALIMENTOS NA FORMAÇÃO DE HÁBITOS ALIMENTARES
José Nazar: Psiquiatra e Psicanalista, mestre pela UFRJ.
Tamara Gonçalves – advogada do projeto Criança e Consumo – Instituto Alana.

Sobre o Projeto Criança e Consumo
O Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, desenvolve atividades que despertam a consciência crítica da sociedade brasileira a respeito das práticas de consumo de produtos e serviços por crianças e adolescentes. Debater e apontar meios que minimizam os impactos negativos causados pelos investimentos maciços na mercantilização da infância e da juventude faz parte do conjunto de ações pioneiras do Projeto que busca, como uma de suas metas, a proibição legal e expressa de toda e qualquer comunicação mercadológica dirigida à criança no Brasil. Mais informações no site: www.criancaeconsumo.org.br

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