27.2 C
Vitória
quinta-feira, 28 março 2024

Como se aprende a viver em família?

Em nossas viagens pelo Brasil, ministrando à família, sempre costumamos, eu e minha esposa, fazer a seguinte afirmação: “Depois da nossa conversão a Cristo, a decisão mais importante que Deus almeja de nossa parte são um desejo e uma resolução para contribuir pessoalmente para melhorar o casamento e a vida em família”.

Viver bem no ambiente doméstico é uma vontade de Deus para cada um de nós. Por quê? Porque Ele é o Criador do lar, do casamento. Quando vê movimentos para que Seus filhos O honrem, procurando viver melhor no matrimônio e na família, Ele se alegra. Mas como podemos agradar ao coração de Deus nesse sentido? Primeiro, devemos nos conscientizar de que é da vontade do Altíssimo que maridos e esposas tenham um coração feliz, que pais e filhos tenham um vínculo harmônico. Que sogras e noras se entendam e convivam em paz. Quando abrimos a Palavra, encontramos vários ensinamentos deixados pelos escritores bíblicos, inspirados pelo Espírito Santo, para que isso se torne uma realidade. Ao longo das Escrituras, de Gênesis a Apocalipse, há princípios e histórias de clãs para nos espelharmos e outras nem tanto, mas que podemos aprender com seus erros.

O segundo passo é seguirmos os exemplos positivos de cristãos dos nossos dias. Em nossas igrejas, existem inúmeras famílias ajustadas e felizes que servem de espelho para nós. Devemos observá-los, sabendo que não são perfeitos, mas que são homens e mulheres, casais, pais e mães que são verdadeiras inspirações para nosso casamento e família.

O terceiro passo é buscar a capacitação. Quando queremos obter autorização para dirigir, não procuramos capacitação para isso? O mesmo ocorre em relação à vida conjugal e familiar. Casais devem participar de programas oferecidos pela igreja tanto para melhorar a vida a dois e o ambiente doméstico quanto para o desafio da educação de filhos. Existem muitos ministérios de apoio às igrejas para essa área. Dentre eles, está o próprio Oikos (www.ministeriooikos.org.br), organizado e dirigido por nós desde 1997. A iniciativa oferece às igrejas vários programas, literaturas de estudos bíblicos, congressos e seminários na área familiar.

- Continua após a publicidade -

A leitura de livros sobre casamento, sexualidade e criação de filhos é também verdadeira bênção nessa árdua tarefa. No Brasil, graças a Deus, temos boas editoras que têm publicado excelentes livros de autores nacionais e estrangeiros sobre o assunto. Por último, existe a possibilidade de se contratar profissionais habilitados (conselheiro, psicólogo, pedagogo, coach) comprometidos com os princípios cristãos, para ajudar as pessoas envolvidas. Isso sem se esquecer dos aconselhamentos pastorais. Pense nisto: tome a decisão de viver melhor em seu casamento, na família, na educação de filhos. Vai alegrar o coração de Deus e fará bem a si mesmo e à sua própria família.

Mais Artigos

- Publicidade -

Comunhão Digital

Continua após a publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

Entrevistas