Preciso ter o chamado para fazer Missões?

Pergunta anônima de um leitor Comunhão

“O chamado de Jesus para todos os cristãos, descrito em Mateus 28:19 e 20, “Ide por todo mundo e pregai o Evangelho” não é pessoal e não é dirigido apenas a um grupo de pessoas, mas para todos aqueles que nasceram de novo, todos aqueles que são cristãos, independente da vocação específica.

O chamado de “ir por todo mundo”, no gerúndio da Língua Portuguesa “indo”, significa levar aquilo que você tem indo para o trabalho, indo para faculdade, indo viajar, indo para qualquer lugar. A Bíblia diz que a boca fala o coração está cheio, então todo cristão potencialmente é um missionário.

Claro que existe o chamado específico, mas todos nós fomos convocados para fazer a diferença em nossa área de influência social. Inclusive, nós da Escola Issacar, trabalhamos por meio de seminários essa temática do cristão estar inserido nas “7 esperas de influência social”, que são: Família, Religião, Educação, Governo, Mídia, Artes e Economia.

Então, nosso entendimento é esse: que todos são missionários em potencial e todos nós carregamos essa responsabilidade “indo” para onde nós estivermos indo, de levar o Evangelho com o nosso testemunho, com nossas atitudes diárias como cristãos transformados, nascidos de novo. Nosso exemplo de vida vale mais do que a pregação falada. Para terminar, outro texto que Jesus cita em Atos 1:8, uma palavra também para os cerca de 500 discípulos que o ouviam no monte antes ele subir aos céus:

“Vocês receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em toda parte: em Jerusalém, em toda a Judeia, em Samaria e nos lugares mais distantes da terra” (NVT).

Portanto, o raio de abrangência do testemunho da proclamação do Evangelho é o mundo inteiro. Alguns vão influenciar na sua cidade, outros no seu país, outros além da fronteira do seu país até os confins da terra, mas todos são chamados a influenciar. Nem todos podem largar tudo que estão fazendo – de uma forma “romântica”, como eu costumo chamar – para ir a outro país fazer missões. Mas todos nós devemos proclamar o Evangelho do Reino no nosso ambiente de trabalho, educacional, nos nossos papéis sociais, com a nossa vida e também com a nossa pregação.”


Leia mais

Curso da Escola Issacar
Escola de Profetas Issacar: Um ensino diferenciado

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!