Sarampo – Brasil tem 1.600 casos confirmados

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Maioria dos casos está concentrada no estado do Amazonas.

Segundo o Ministério da Saúde, foram confirmados 1.673 casos de sarampo em todo o país. E mais de 7 mil casos estão sendo investigados.

O Brasil enfrenta dois surtos de sarampo. Um é no Amazonas, que tem 1.326 casos e 7.738 em investigação. O outro é no Estado de Roraima, que tem  301 casos da doença e 74 está sendo investigado.

“Os surtos estão relacionados à importação, já que o genótipo do vírus (D8) que está circulando no país é o mesmo que circula na Venezuela, país que enfrenta um surto da doença desde 2017. Alguns casos isolados e relacionados à importação foram identificados nos estados de São Paulo (2), Rio de Janeiro (18); Rio Grande do Sul (18); Rondônia (2), Pernambuco (4) e Pará (2)”, diz nota divulgada pelo Ministério da Saúde.

Até o momento, no Brasil, foram confirmados oito óbitos por sarampo, sendo quatro óbitos em Roraima (três estrangeiros e um brasileiro) e quatro no Amazonas (todos brasileiros, sendo dois do município de Manaus e dois do município de Autazes).

Segundo o Programa Nacional de Imunização, a média nacional de vacinação para sarampo está em 94,7%. Foram aplicadas em todo país mais de 11,2 milhões de doses da vacina.

*Com informações da Agência Brasil 


Leia mais

Brasil tem mais de 1.500 casos de Sarampo
Sarampo – 5 milhões de crianças ainda não vacinaram
Vacinação contra a Pólio e Sarampo continua neste sábado (1º)

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!