Campanha alerta sobre os riscos da Pressão alta

Foto ilustrativa

Em Macapá, Hipertensão atinge 30% da população. Metade são idosos e 3% são em crianças e adolescentes. 

Começa nesta quinta-feira (26) a campanha nacional “Meça sua pressão” para alertar e informar as pessoas sobre os riscos da pressão alta e como se prevenir. A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH).

Em várias capitais do país, acontece várias ações de alerta. Em São Paulo haverá oficinas de saúde, abordagem de profissionais da saúde em vários pontos da capital.

São consideradas hipertensas pessoas com pressão arterial maior que 140/90 mmHg. “A hipertensão arterial é uma doença silenciosa, pois não causa sintomas e é progressiva. Atinge homens e mulheres e 32,5% dos brasileiros sofrem com ela”, explica a enfermeira Grazia Guerra, coordenadora da campanha.

Macapá

Segundo o levantamento do Ministério da Saúde, 30% da população de Macapá foi diagnosticada com hipertensão arterial. Metade do total identificado é formada por idosos e 5% são crianças e adolescentes. Os números referem-se a parte de uma pesquisa realizada em todas as capitais do país pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel).

Riscos

No Brasil, a hipertensão arterial atinge 32,5% (36 milhões) de pessoas. Mais de 60% dos idosos, contribuindo direta ou indiretamente para 50% das mortes por doença cardiovascular. Segundo o Ministério da Saúde, um em cada cinco indivíduos sofrem da doença e apenas 20% fazem o controle adequado.

Diversos fatores contribuem para a elevação da pressão arterial, entre eles o envelhecimento da população, a obesidade, o consumo excessivo de sal, sedentarismo e o uso abusivo de bebida alcoólica e drogas.

A melhor forma de combater a doença, além da utilização de medicação adequada, é adotar hábitos saudáveis, alimentação rica em frutas, oleaginosas e sais minerais, além da prática de exercícios físicos.

Com informações da Agência Brasil

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!