24.9 C
Vitória
quinta-feira, 18 abril 2024

Caminhadas vão marcar Dia Mundial de Conscientização da Violência à Pessoa Idosa

Nesta terça-feira (15) diversas ações serão realizadas em Vitória para marcar o Dia Mundial de Conscientização da Violência à Pessoa Idosa . Em Jardim da Penha, Centro, Maria Ortiz e Jardim Camburi idosos vão para as ruas para dizer “não” a esse tipo de violência.

Em Maria Ortiz, um ato público e uma caminhada pelas ruas serão realizados pelas ruas do bairro. Os idosos vão sair às 8 horas do Centro de Convivência da Terceira Idade e seguem até a Praça de Goiabeiras.

Já em Jardim da Penha, os idosos se reúnem, a partir das 8h, na Praça do Supermercado Epa, onde participam de atividades físicas, apresentações de dança e música. Quem passar pelo local, também poderá aferir a pressão e medir a glicemia.

O Parque Moscoso também será palco de manifestação. No local, pessoas idosas da região do Centro vão participar de oficinas de artes, alongamento, gincana, pintura no rosto e jogos de mesa. A programação será realizada das 8h30 às 12h.

- Continua após a publicidade -

Em Jardim Camburi, a terceira idade participa de uma caminhada, a partir das 8 horas, do Centro de Convivência do bairro até o posto do Serviço de Orientação Física (Soe). No local, serão distribuídos panfletos educativos e os idosos vão participar de várias atividades físicas.

Denúncia

Em Vitória, a população pode fazer denúncias de qualquer tipo de violência (física, psicológica, negligência, financeira, sexual) contra a pessoa idosa por meio do Núcleo Contra a Violência ao Idoso (Nucavi). As denúncias podem ser anônimas, pelo telefone 3347-0076, ou feitas por meio do encaminhamento do idoso ao Núcleo.

Somente neste ano, o Núcleo recebeu 85 denúncias. Um aumento de cerca de 10% em relação ao mesmo período do ano passado. Violência psicológica e negligência são os principais tipos de violência contra essa faixa etária da população. Ainda segundo dados do Nucavi, os filhos são os principais agressores.

O Nucavi funciona com o acompanhamento psicossocial e articulação com a rede de proteção social ao idoso, por meio de encaminhamentos ao Ministério Público, Delegacia de Polícia, serviços de saúde e de Assistência Social. O Núcleo está localizado na Rua Doutor João Batista Amaral, 115, Jardim Camburi.

Data

Desde o ano de 2006, o International Network for the Prevention of Elder Abuse (Inpea), instituição de reconhecida relevância internacional na defesa dos direitos da pessoa idosa, em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU), elegeu o dia 15 de junho como o Dia Mundial de Conscientização da Violência à Pessoa Idosa.

Foto: Rafael Paes

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -