21.6 C
Vitória
quinta-feira, 18 abril 2024

Brasil deve lançar satélite nesta quinta

Está previsto para a tarde desta quinta-feira (23) o lançamento do primeiro Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC) do Brasil, que tem como objetivo reforçar a independência e a segurança na comunicação estratégica dos segmentos de defesa do país. O mecanismo também pretende ampliar o acesso à internet banda larga, com destaque para lugares remotos em território nacional. Atualmente, o tráfego de informações acontece por meio de satélite de corporações de capital estrangeiro. Construído pela empresa francesa Thales Alenia Space, em parceria com o governo brasileiro, o satélite contou com um investimento de R$ 2 bilhões e foi desenvolvido pelos ministérios das Comunicações, da Ciência e da Defesa no ano de 2013. Sua operação está prevista para começar no segundo semestre de 2017.

Construção

O satélite pesa 5,8 toneladas e tem 5 metros de altura. O equipamento vai ficar posicionado a 36 mil quilômetros da Terra e cobrirá todo o território brasileiro, além do Oceano Atlântico. A previsão de vida útil do satélite é de 18 anos.

A construção do satélite foi feita em Cannes e Toulouse, na França, pela empresa Thales Alenia Space, e durou 2 anos. O projeto foi supervisionado pela Visiona Tecnologia Espacial (parceria entre Embraer e Telebras).

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -